capacitacao-marketing (1)

“Fiquei encantada com o curso”.

Esse foi apenas um relato de um representante de instituições sociais que participaram nos dias 28 de setembro e 26 de outubro de 2016 da  Capacitação para Instituições Sociais promovida pelo Centro de Extensão Universitária e Ação Comunitária, o Curso de Administração e a Empresa Júnior – EJAD, do UNISAL, Unidade Lorena, e que contou também com a participação da Colaboradora Adriana Neves, do Setor de Comunicação e Marketing do UNISAL.

No dicionário as Instituições Sociais reúnem um conjunto de regras e procedimentos que são reconhecidos pela sociedade. Elas surgem para suprir diversas necessidades da sociedade, além de conseguirem concretizar a democracia por meio de seu poder normativo e coercitivo. Mas, na prática, reunir profissionalismo e voluntariado, exige muita atenção dos envolvidos.

Por isso, as duas edições tiveram grande presença de público.

A formação gratuita reuniu, no total, 08 instituições sem fins lucrativos, e teve como palestrantes os Ex-Alunos, Adriana Neves e Marcos Corrêa, também Professor do Curso de Administração do UNISAL

O objetivo foi apresentar e esclarecer ações para reter voluntários, fortalecer a marca e captar recursos.

“No 1º encontro apresentamos conteúdos relevantes sobre a capacitação e as estratégias para atingir o público e a força da marca, do marketing digital para impulsionar o trabalho. O 2º encontro foi uma espécie de feedback, no qual tiramos dúvidas de instituições sobre o conteúdo apresentado na capacitação inicial”, afirmou Adriana.

No Brasil há 08 tipos de instituições sociais no Brasil. Acesse e saiba mais se sua instituição se encaixa nesse perfil.

O Professor Marcos avalia que, no cenário atual do país, sobra força de vontade e falta capacitação. “A maioria das instituições sociais é gerida por voluntários e amadores, não há formação para tal cargo”.

Segundo Adriana Neves, quando a Instituição se compromete com o cumprimento correto de regulamentos, gera captação de recursos e adesão de voluntários comprometidos com a missão da instituição.

capacitacao-marketing (34)DEPOIMENTOS

O cenário atual apontado pelo Professor Marcos, no qual a sociedade demanda projetos desse tipo, é preciso atrair e qualificar pessoas com vontade de fazer a diferença.

Um dos exemplos é o Instituto Dialogare, da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte, que tem em seu quadro de representantes, inúmeros Ex-Alunos. “Em nome de toda a equipe do Instituto Dialogare gostaríamos de agradecer pelo momento de grande aprendizado que vivemos. Todos nós adoramos, achamos o curso excelente e o conteúdo abordado muito pertinente à realidade das instituições”, declarou Thayná Brasil.

Já Andrea Lauerman, do Observatório de Juventudes, não somente gostou do conteúdo, pois buscava ações práticas com pouco recurso, como busca novas informações por ter achado a carga horária insuficiente. “Adorei a informalidade e os exemplos. Sugiro apenas a troca de estratégias e exemplos de sucesso entre as instituições para um próximo encontro”, disse Andrea.

“Na medida em que a gente ensina, também aprende muito. O curso ajudou para que eu conhecesse as instituições da região e contribuísse para que eles se relacionem mais com o público por meio das redes sociais.” – afirma Adriana.

PRÓXIMOS PASSOS

A intenção é dar uma continuidade nesse projeto, com outros temas. A equipe prepara novas formações para o 1º semestre de 2017, sobre 02 temas, “Gerenciamento financeiro” e “Financiamento coletivo”.

Você faz parte de uma instituição social? Quer saber mais sobre como capacitar sua equipe gratuitamente? Fale com Juliana Vieira, do Centro de Extensão do UNISAL, pelo e-mail juliana.vieira@lo.unisal.br.