AULA INAUGURAL PRIMEIRO SEMESTRE HISTORIA (56)Os eventos trazem temas atuais para Alunos e Ex-Alunos

Ser uma universidade privada não retira a responsabilidade de uma instituição de ensino superior para com o bem público. O UNISAL sabe bem disso e no primeiro evento dos Cursos no ano de 2018, as chamadas “Aulas Inaugurais”, abriu as portas para a comunidade participar também, além de Alunos, Ex-Alunos e demais convidados.

A comunidade pode assistir a palestras interessantes e gratuitas. Os eventos aconteceram nos meses de fevereiro e março de 2018 no UNISAL Lorena. Confira as fotos na Fanpage UNISAL.

No mês de março (27/03/18), os Cursos de Administração e de Tecnologia em Recursos Humanos do UNISAL promoveram as Aulas Inaugurais com o tema “A Relação entre o Público e o Privado: Desafios e Perspectivas de Gestão”, com Enio Bianospino, Delegado da Delegacia de Polícia Federal em Cruzeiro. Na oportunidade, o delegado também firmou parceria com a EJAD- Empresa Júnior de Administração- para a implantação de um projeto de gestão de qualidade na delegacia em Cruzeiro.

O Curso de Pedagogia convidou (26/03/18) Alunos, Ex-Alunos, Professores e comunidade a “Brincarem de corpo e alma”. Este foi o intuito da palestra promovida pelas Professoras Letícia Zero e Lila Cristina Guimarães Vanzella sobre o tema: “Educação da infância: compromisso do educador”.

Os Cursos de Pós-Graduação iniciaram suas aulas, em 2018, no sábado (24/03/18). Muitas salas ficaram lotadas de Alunos e Ex-Alunos UNISAL, em busca de especialização de qualidade. As aulas da pós em outros cursos ainda terão início previsto para os próximos meses.

Na Educação física, o Coordenador do Curso, Professor Eduardo Nagata, promoveu uma aula (22/03/18)  sobre ergonomia, assunto comum a todos os Alunos dos três primeiros anos do curso.

As Engenharias Civil, Mecânica, Produção, Elétrica e Eletrônica foram surpreendidas pela música, “voz e piano”, trazida pelo Professor Messias Borges, que ministrou a palestra (21/03/18) com o  tema  “Engenharia Classe Mundial: A Mudança Necessária para o Desenvolvimento do Brasil.

O Curso de Ciências Contábeis escolheu como tema do primeiro evento oficial do Curso no ano (20/03/2018) a aula Inaugural sobre “A Contabilidade como válvula propulsora para o crescimento empresarial”, apresentado pela palestrante convidada, Eliane Maia, atual Diretora da Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos e do Sindicato dos Contabilistas de São José dos Campos e Região.

O Curso de Teologia para Leigos promoveu (17/03/18) a aula  “Experiência Teologal à Teológica: Um precioso caminho de amadurecimento da fé,” com o Padre Salesiano, Edson Donizetti Castilho. Nesta mesma data, tiveram início alguns Cursos de Extensão: Inteligência Emocional e Gestão de estoque.

O Mestrado em Direito recebeu (16/03/18)  a Professora Doutora Ana Morell para falar aos Alunos e convidados sobre a  Migração e Violência Contra a Mulher: Vulnerabilidade das Mulheres Imigrantes e Refugiadas e Violações aos Direitos Humanos”.

No caso dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação foi criado um evento gratuito no Facebook para que o público pudesse participar da palestra (13/03/18). Resultado: Salão do Júri lotado para a apresentação sobre o tema “Transformação digital corporativa! Vc está preparado?”, com João Antonio, Gestor da Educação Empresarial da TOTVS IP.  Durante o evento, os Alunos dos Cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e RH também participaram da palestra.

As Aulas Magnas do Direito foram realizadas em duas datas (13/03/18 – noturno e 20/03/18 – matutino). O Teatro São Joaquim, com seus 432 lugares, ficou pequeno para tanta gente que veio assistir à palestra da advogada criminalista Roselle Soglio, com o tema “O dia que o Estado virou as costas para a verdade: O Caso Pesseghini”. O professor do Curso de Direito, Luis Fernando Chacon, palestrou sobre o tema de seu livro “Manual de Prática Forense Civil”, que já está na 5ª edição.

O Curso de História recebeu Marta Viviene Vieira (08/3/18) para explicar aos Alunos e convidados carreira de “Professor Historiador – Atuação e Pesquisa”.  “Durante a aula inaugural ficou evidente a preocupação que a professora Marta tem com a profissão do professor, além da forma como os alunos vão encarar essa missão, que é a sala de aula”, revela Diego Amaro, professor.

O EAD UNISAL promoveu suas Aulas inaugurais para todos os Alunos (28/02/18 a 01/03/18) no Teatro São Joaquim. Na ocasião, os responsáveis Professores Bruno Creado, Márcia Rubez e Paulo Ortiz falaram aos alunos sobre a plataforma e a importância da participação no processo.

Em fevereiro, os Cursos de Filosofia e Psicologia promoveram suas Aulas Inaugurais com a participação de Padre Jefferson da Silva.

A Filosofia (23/02/18) trouxe o lançamento do livro do sacerdote e as reflexões em torno do tema  “Entre Ricoeur e Freud: Você é Quem Pensa Ser? A Desapropriação e a Reapropriação da Consciência”.

A Psicologia fez de uma mesa-redonda (22/02/18) a oportunidade para enriquecer o tema ainda mais. Além do autor do livro e docente UNISAL, P. Jefferson, participaram também o Professor do UNISAL, Marcius Tadeu Maciel Nahur, e o Médico e Docente, Geraldo Arantes Junior.

Maria Helena Almeida, moradora de Lorena, não perdeu a oportunidade de participar de alguns eventos. “Conheço a missão do UNISAL em atender a população, e essas palestras são a prova da preocupação da instituição em formar integralmente seus discentes e a comunidade”.

Saiba mais sobre os eventos do UNISAL em www.unisal/eventos.