lançamento cartilha- visita secretaria- Fotos UNISAL (225)Ex-Alunos lideram organização do evento

Dia 8 de março vai ser lembrado como a data em que a Pessoa Idosa ganhou mais um aliado na defesa de seus direitos.

O município de Lorena recebeu a visita da Secretária Nacional de Defesa e Promoção da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos, Maria Socorro Medeiros de Morais. Ela cumpriu uma vasta agenda, a maior parte no UNISAL. Na oportunidade, esteve no Teatro São Joaquim juntamente com outras lideranças que também promovem a causa. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Lorena, na pessoa do Secretário de Cultura e Turismo, o Ex-Aluno, Roberto Bastos, pelo UNISAL, por meio do setor de Eventos do UNISAL, liderado pela colaboradora Roberta Werneck, e pelo Programa de Mestrado em Direito, liderado pela coordenadora Professora e Ex-Aluna, Maria Aparecida Alkimin. O evento também contou com outras secretarias da prefeitura e com a presença da presidente do Fundo Social e Solidariedade de Lorena e Vice-Prefeita de Lorena, a Ex-Aluna, Marietta Bartelega.

A secretária foi recepcionada por grupos de trabalhos envolvendo a pessoa idosa, dentre eles o Coral Maria de Nazaré, de Lorena, a FATI, Faculdade Aberta da Terceira Idade da UNIFatea, o Conselho Municipal do Idoso, coordenado por Maria Guiomar Munhoz.

Em sua fala, destacou a importância da união de uma instituição de ensino superior junto à comunidade para a promoção e defesa desse grupo na sociedade. “O estatuto do idoso completa 15 anos em 2018, escolhido também como o ano de valorização da pessoa idosa. Estatísticas mostram que já são 32 milhões de pessoas acima de 60 anos no Brasil. E iniciativas como essa são fundamentais para a fomentação desse nosso objetivo”, enfatizou em sua fala, a secretária.

Doutora Maria Socorro é médica, nutróloga e também integra a Associação Brasileira de Medicina antienvelhecimento. Ela é a primeira mulher a assumir a pasta de Secretária Nacional de Promoção de Defesa e Direitos da Pessoa Idosa, que é vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e tem por finalidade assegurar os direitos sociais da pessoa idosa e criar condições de promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

lançamento cartilha- visita secretaria- Fotos UNISAL (219)O evento também marcou o lançamento da Cartilha Direitos Humanos da Pessoa Idosa, edição especial 15 anos. O material agora é fornecido na versão online. Ele pode ser acessado pelo link  https://issuu.com/centrounisal/docs/issuu_-_cartilha_direitos_humanos_i

Além de conceder entrevistas sobre o tema aos veículos de comunicação da Região (Rádio Metropolitana, Jornal e Portal Atos, Tv Canção Nova e Programa Boteco na Tv, com exibição pela Band), ela participou da assinatura  do Termo de Parceria para divulgação da Cartilha Direitos Humanos da Pessoa Idosa pela Secretaria Nacional, no UNISAL. A publicação é do UNISAL, da Prefeitura de Lorena e do Movimento Lorena pela VIDA.

O álbum de fotos completo da visita você confere no link https://www.facebook.com/209461169090846/photos/?tab=album&album_id=1644005162303099.

A Cartilha do envelhecimento foi destaque na página do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.