Alunos participam de projetos nacionais e internacionais e levam o nome UNISAL

ícaro no SEMIDI-SITE*Ex-Aluno do Mestrado em Direito faz carreira como escritor e delegado de polícia;

*Aluna do Mestrado participa de evento internacional;

*Mestrandas são premiadas por grande produção científica.

Essas são apenas algumas histórias de sucesso e dedicação de egressos e atuais Alunos do Mestrado em Direito do UNISAL.

Hoje vamos nos dedicar a contar um pouco da trajetória de Ícaro Reinaldo Teixeira. Um advogado com consultório próprio, casado, residente em São José dos Campos e que, se chamado por pesquisador, irá atender prontamente. Afinal, é assim que tem se destacado nosso mestrando.

De 17 a 19 de outubro de 2018, ele esteve como representante do Mestrado no V Simpósio Internacional CONSINTER de Direito — Universidad Complutense de MadridEl Derecho y la Empresa, da Espanha. E lá, além do aprendizado que irá levar para a vida jurídica e pessoal, afirma que obteve uma autonomia individual de forma construtiva e integradora, propostas do evento. Isso só foi possível, mesmo em apenas dois dias de participação, justamente, por se preparar no Mestrado, com o envolvimento em aulas e em projetos de pesquisa.

Ícaro não esconde que deseja fazer o novo, mesmo dentro de uma sociedade  que cobra experiência, teoria, prática, habilidade  e atitude. O convite do CONSINTER se encaixa justamente nos anseios desse jovem advogado que sonha e realiza projetos ao participar e apresentar suas contribuições científicas inéditas dentro de um evento internacional.

A página do evento incentiva essa provocação em todos os pesquisadores.

“O Simpósio Internacional de Direito CONSINTER quer servir como um lugar de reunião para os alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e pesquisadores, onde possam discutir os resultados dos seus trabalhos, assim como trocar conhecimentos e experiências. É uma oportunidade excepcional para apresentação e publicação de estudos científicos inéditos”.

As experiências que dão embasamento ao aluno, para que ele possa criar sua história, começam na própria instituição.No caso do UNISAL, o Seminário Internacional de Direito (SEMIDI) foi palco de aprendizado ao poder ser avaliado e avaliar trabalhos na linha de pesquisa dos Direitos Humanos.
icaro1 CONSINTER- MESTRADO EM DIREITO
O Mestrando defendeu um artigo junto com professora Daisy Rafaela, em que trataram sobre a Assistência Social do Estado: Benefício de Prestação Continuada em prol da Dignidade da Pessoa Humana.

“Confesso que não encontro palavras para descrever esse brilhante evento com palestrantes renomados no âmbito jurídico, nacional e internacional que o UNISAL promoveu. Também tive a felicidade de avaliar alguns brilhantes trabalhos/artigos em banner dos Alunos da Graduação em Direito – Denis Carvalho / Thais Militão e Adriana Vilela”, destaca Ícaro.

COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO NO MESTRADO X PRECARIEDADE DOS PROGRAMAS DE MESTRADO

A sensação de aprendizado relatada por Ícaro vem também acompanhada de gratidão.

Afinal, é evidente o contexto em que a pesquisa enfrenta dificuldades de incentivos, com valores de bolsas a doutorandos e mestrandos não sendo reajustados desde 2013, ambientes de estresse envolvendo orientadores e orientados, além da precariedade em outros sistemas e que envolvem todos os atores que o constituem.

A forma colaborativa com que o Mestrado em Direito do UNISAL se propõe a trabalhar faz dele um dos Programas mais procurados do Brasil, com alunos de diversas regiões. A praticidade,  agilidade e acessibilidade dos professores e do programa podem ser verificadas nas propostas de pesquisa que efetivamente são aplicadas para benefício da comunidade.

São os casos dos Grupos de Trabalho que se propõem a pesquisar sobre temas relacionados ao meio ambiente, sociedade entre outros, e também as Cartilhas dos Direitos Humanos, que trazem temas relacionados aos idosos, crianças, sustentabilidade, dentre outros.

O Edital do Mestrado em Direito já está aberto. Todos os trabalhos do Programa de Mestrado podem ser conferidos AQUI.