reuniao obs. violências nas escolas-  1ª reunião delegada Adriane Gonçalves (11)SITEEm 2017, o grupo atendeu 2.259 pessoas em suas atividades

O Grupo Observatório de Violências nas Escolas do UNISAL, em Lorena, promoveu neste dia 27 de março de 2018 a 1ª reunião de 2018, com o tema Relações Intrafamiliares: toda família é segura?

A palestrante do dia foi a Ex-Aluna UNISAL, a Delegada de Polícia do Estado de São Paulo e Titular da Delegacia da Mulher de Lorena, Adriane Gonçalves.

Antes, porém, a Professora Doutora Sônia Maria Ferreira Koehler, Coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas, UNISAL/Lorena, apresentou um balanço das ações do grupo. Entre oficinas, reuniões de grupo, fóruns, palestras e grupos de estudo, 2.259 pessoas foram atendidas pelas ações do Observatório em 2017. “De certa forma podemos entender que tocamos todas essas pessoas com a cultura de paz e não promoção da violência”, revelou a Professora ao longo de sua fala.

Cerca de 100 pessoas participaram da 1ª reunião de 2018, entre Alunos, Professores da rede pública e particular de ensino e demais convidados. A reportagem da Tv Canção Nova aproveitou o evento para conversar sobre as motivações de violência com a Delegada e Ex-Aluna. A pauta foi a intervenção militar no Rio de Janeiro, Confira a reportagem.   Além da apresentação das pesquisas promovidas pelos Alunos sobre relações interculturais, infância, juventude, gênero e raça, políticas públicas, entre outros assuntos, na reunião também foi anunciada parceria com o Curso de Direito, para a fomentação de pesquisas entre os Alunos do curso no Observatório, e também o apoio da Pastoral da Universidade (PdU) com ações solidárias para a diminuição da violência e a disseminação da cultura de paz em Lorena e região.

Sobre o Observatório de Violências nas Escolas

A UNESCO Brasil mantém, desde 1997, uma linha de pesquisa que focaliza os seguintes temas: juventude, violência, cidadania e vulnerabilidade social.

A criação do Observatório de Violências nas Escolas-Brasil – parceria estabelecida entre a UNESCO e a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o UNISAL – tem as funções de incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão, propor recomendações às políticas públicas, além de desenvolver estratégias de prevenção e combate à violência escolar.

No UNISAL, o Grupo de Pesquisa foi implantado em 2005, sob Coordenação da Prof.ª Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler. Sendo assim, o UNISAL faz parte de um grupo de universidades que trabalham em conjunto na forma do termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, compondo a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, criada pela UCB e aprovada em 2008.

Equipe de trabalho e pesquisa do Observatório

Um Grupo Interdisciplinar, integrado por professores e acadêmicos dos Cursos de Pedagogia, Direito, Psicologia, Matemática e também diferentes instituições de ensino, educadores, professores, coordenadores e diretores de escola, está cadastrado desde 2005 junto ao Conselho Nacional de Pesquisa CNPq.

Coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas

Profª. Drª. Sônia Maria Ferreira Koehler