futuro-psicologia2

Nestes 53 anos de Psicologia no Brasil, muitas foram as conquistas, avanços democráticos, ações e inserções da profissão nos mais variados campos de atuação profissional.

Uma profissão que se transformou, acompanhando a transformação da sociedade brasileira, com ênfase na atenção e prevenção; na saúde e no trabalho.

- Na educação, ensinando a aprender para ensinar.
- Na perspectiva  individual e coletiva.
- Na rua, no trânsito, ou nas varas de família, tratando gente como gente.

Sabendo ouvir para ajudar o outro a falar. Uma Psicologia de “todo o dia”, em “todos os lugares”.

De acordo com o Cadastro Nacional de Psicólogos do Sistema Conselhos de Psicologia, o Brasil possui o maior número de Psicólogos ativos do mundo. São 216 mil profissionais em atividade.

Diante da extensão das áreas de trabalho e atuação profissional e do número, cada vez mais crescente, de entrada de profissionais no mercado, a preparação e a atualização contínua do psicólogo é, hoje, uma   urgência. Há que se preparar para responder aos inúmeros desafios dessa realidade que se impõe.

Sabe-se que a Graduação, é um espaço plural de formação generalista a respeito do conhecimento psicológico, que capacita o profissional para trabalhar com diversos tipos de campos   e necessidades humanas, sendo estes, cada vez mais complexos, exigindo desse profissional uma atualização que o capacite a ser mais eficiente e diretivo na resposta à essas necessidades.

unisal_lorena_pos_banner250x250pxFrente   ao   exposto, a questão passa a ser:  Que futuro você quer para a Psicologia e para você, enquanto Psicólogo?

Se você nunca parou para pensar a respeito, este pode ser o momento certo. Nos cursos de Pós-Graduação em Psicologia você pode encontrar a resposta para a questão posta, pois, ao se especializar é possível desenvolver competências e habilidades necessárias para garantir a sua presença e o seu papel no mercado profissional.

.

Ana Carlota Pinto Teixeira concluiu o curso de Psicologia no UNISAL Lorena em 1981 (Antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena). Atualmente é professora e supervisora de cursos de Pós-Graduação em Psicologia.

Antonia Cristina Peluso de Azevedo concluiu o curso de Psicologia no UNISAL Lorena em 1973 (Antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena). Atualmente é pesquisadora e professora.