Metodologias Ativas

A meta é ambiciosa:  formar professores que transformem a sociedade. Mas se precisar de ferramenta e gente qualificada para atingir o objetivo, isso não será problema.

A cada semestre, a equipe do Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL Lorena oferece uma formação gratuita para ensinar um novo jeito de incentivar o aprendizado dos alunos em diversas áreas.

Afinal, é essa a demanda do mercado, apontam pesquisas de empresas renomadas em qualificação profissional.

“A expectativa da sociedade com o desempenho dos profissionais mostra-se cada vez mais elevada. É justamente neste contexto que a comunidade acadêmica é cobrada a criar um formato de ensino que leve à superação dos limites do conhecimento apresentado em sala.”- (Fonte: STHEM Brasil)

O conceito “Metodologias Ativas de Aprendizagem” já existe há algum tempo nos Estados Unidos, Canadá e em outros países. No Brasil, o Consórcio STHEM, encabeçado pelo UNISAL, tem espalhado a ideia pelos 4 cantos do país.

Segundo Adriana Neves, responsável pelo Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, em 2015, cerca de 150 pessoas receberam a qualificação em Metodologias Ativas.

“Os relatos e exemplos colocados em prática mostram que esses professores passaram a enxergar a sala de aula como um espaço de compartilhamento mútuo e os alunos como protagonistas de seu próprio conhecimento”, revelou Adriana.

Além dos Ex-Alunos, podem participar das formações Professores do UNISAL, do Colégio São Joaquim e de Escolas Públicas e Alunos do Mestrado em Direito do UNISAL.

Neste semestre já foram realizadas as seguintes formações:

Plataforma Moodle: Como explorar seus recursos

Peer Instruction com novas tecnologias

TPS – Think Pair Share: Pensar, compartilhar e socializar

Clique aqui para acompanhar as próximas datas das formações.

O LMI  também realiza plantões para atender os interessados.

Quer bater um papo com a equipe?  Mande um e-mail para lmi@lo.unisal.br e agende uma conversa.