mestrado-unisal

Cerca de 25 novos Alunos são aceitos para o Programa em 2017

O Programa de Mestrado em Direito do UNISAL termina 2016 com a certeza de dever cumprido.

Ao longo do ano Professores e Alunos participaram de diversos Congressos e Seminários que envolvem as linhas de pesquisa, com apresentação oral de trabalhos, frutos de estudos realizados no Programa de Mestrado.

Jean Gonçalves, um dos 25 aprovados para ingressar, em 2017, no Mestrado está ansioso. Graduado em Direito pelo UNISAL, em 2016, ele irá encarar um desafio em dose dupla. “Além do amadurecimento no estudo, vou pesquisar uma área totalmente diferente da que estudei na graduação, mas tenho certeza de que será uma ótima oportunidade”, revelou Jean. Confira a lista de aprovados.

O Programa de Mestrado prepara e forma professores e pesquisadores aptos a desenvolver e a implementar técnicas jurídicas de aprendizagem da ciência jurídica. São duas linhas de pesquisa: Direitos sociais, econômicos e culturais; Direitos de titularidade difusa e coletiva.

A ansiedade do Jean e de outros Alunos também se deve às estatísticas positivas do Programa em 2016.

A Revista Direito & Paz (ISSN 2359-5035) teve nível elevado em programa de qualidade estabelecido pela Comissão Qualis de avaliação dos periódicos jurídicos nacionais.

Também houve mudança de gestão. Docente por mais de uma década no Mestrado em Direito do UNISAL, a Ex-Aluna Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Alkimin, assumiu, em maio, o posto de Coordenadora. A Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Nascimento ocupa agora o cargo de Diretora Operacional do UNISAL Lorena, mas não deixou a paixão pelo Mestrado de lado. “Vi o nosso Curso crescer, a nossa trajetória é linda, e só foi possível com muita união”, disse Grasiele em uma das apresentações de eventos do UNISAL.

O ano de 2016 também foi destaque por conta de inúmeras outras atividades. A Proposta de internacionalização do Programa, por exemplo, possibilitou a realização do evento Internacional, IV SEMIDI (Seminário Internacional de Direito), que contou com a presença de palestrantes do Brasil, Colômbia, Argentina e Chile, cuja temática envolvida nos grupos de trabalhos, debates, palestras e conferências foi “Direitos Humanos e Desafios do Século XXI”.

Professores e Alunos do Programa também participaram, em 21 de abril, do I Congreso Internacional de Derechos Humanos promovido pela Universidad Católica Silva Henríquez, Santiago/Chile, em parceria com o Programa de Mestrado em Direito do UNISAL. Em julho levaram o nome do UNISAL para o XXV Encontro Nacional do CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito), que ocorreu em Brasília e, em setembro, para o IV Encontro Internacional do CONPEDI, que ocorreu em Montevidéo-Uruguay. Para finalizar o ano, participaram em dezembro do XXV Congresso Nacional do CONPEDI, em Curitiba (7 a 10 de dezembro).

“O Mestrado também empreendeu atividade de extensão junto à comunidade estudantil e em várias escolas públicas e particulares por meio de palestras, divulgação e distribuição da Cartilha de Direitos Humanos e Bullying, bem como participou da elaboração e divulgação da Cartilha das Eleições, trabalhos amplamente divulgados pela imprensa”, revelou a professora Maria Aparecida Alkimin.

Tudo foi possível graças às parcerias com Núcleo de Extensão e Ação Comunitária P. Carlos Leôncio e Projeto Lorena Pela Vida.

A discussão sobre temas importantes, como é o caso do Bullying também rendeu uma palestra e a distribuição do material para os Colaboradores e Professores na Obra Social Salesiana em Campinas (SP), e alunos da ETEC de Lorena (SP) e Escola Estadual Paulo Virgílio, Cachoeira Paulista (SP). Apresentações que contaram com a participação de dois discentes. “Isso é excelente para a projeção do Mestrado em Direito na sociedade, e mostra que os Alunos são formados para se envolverem e colaborarem com questões sociais e educacionais”, revela Cidinha Alkimin.

A assistente do Programa de Mestrado do UNISAL, Bruna Borges, afirma que é muito gratificante o contato com tantos profissionais e que é notável a mudança em seus perfis, após concluírem o curso no UNISAL.

“Gratidão seria a palavra para definir o que sinto trabalhando no Programa de Mestrado do UNISAL. Digo isso pela convivência com os Professores, mas, principalmente, com os Alunos. Nossos Alunos são juízes, promotores, desembargadores, professores universitários, advogados e é visível a transformação de cada um. O Mestrado os ajuda a tomar conhecimento de sua vocação e podemos vê-los saindo como lindos diamantes lapidados”, concluiu Bruna.

Confira aqui os livros lançados em 2016 pelos Professores do Mestrado
  • Ana Maria Viola de Sousa
    • Direito ao Envelhecimento
  • Daisy Rafaela da Silva