ex-alunos-dialogare-decida-se

“Em virtude da educação recebida pera serem bons cristãos e honestos cidadãos, os ex-alunos assumem o compromisso de colaborar na missão salesiana junto aos outros jovens, despertando neles o amor a Deus e aos irmãos.”

Este é um trecho do livro Dom Bosco – Traços Biográficos e relata exatamente a missão que os Ex-Alunos, membros do Dialogare levaram para a vida após a formatura.

O Instituto Dialogare é uma associação fundamentada no diálogo, através do qual se torna possível um efetivo contato com cada comunidade, respeitando-a em suas reais necessidades e viabilizando o desenvolvimento de sua autonomia.

Suas ações estão embasadas na abordagem dos Grupos de Vivência Dialógica (GVD), que se trata de uma proposta de formação que proporciona aos agentes sociais, não apenas um momento de reflexão compreensiva sobre sua prática comunitária, mas também de vivência dialógica através de debates e dinâmicas.

Assim, as ações do Instituto evidenciam-se por:

• Contato inicial com Comunidade para levantamento das necessidades e desejos;
  • Formulação de Projeto de Intervenção;
  • Realização do Grupo de Vivência Dialógica (GVD).
ex-alunos-dialogare-decida-se-2

Lucy Marchi – Psicóloga

Em muitos casos eles são parceiros do UNISAL. No Decida-se, evento que reuniu no dia 29 de agosto mais de 1.000 alunos de ensino médio para apresentar as profissões que o Centro Universitário oferece, eles realizaram uma oficina. “A oficina superou as nossa expectativas, a quantidade de alunos interessados na nossa proposta de trabalho foi muito maior que esperávamos. O evento foi muito proveitoso.” Afirma Lucy Urioste, que já participa pela segunda vez com os demais membros do Instituto.

Eles também marcaram presença na Jornada de Psicologia, realizada de 24 a 28 de agosto, com o minicurso “Psicodrama” para os atuais alunos do curso.

Não é de hoje que a Lucy segue a filosofia de Dom Bosco. Ela estudou toda a vida com os Salesianos, tanto que participou do documentário realizado para encerrar as comemorações do Bicentenário de Dom Bosco no mês de agosto.

.

Conheça todos os membros do Instituto Dialogare:

Bruna Freitas

Cristian Borges

Danielle Carvalho

Lucy Marchi

Maiara Alves

Marcos Urioste

Maria Celeste Vasques

Paulo Robertos Santos

Sávio Marchi

Cleber Alvarenga

Cynthia de Aquino

Jeferson Diego

.

Você pode saber mais e acompanhar o trabalho deles!

Fanpage no Facebook

Vídeo no Youtube