Helder Satin

Meu nome é Helder Ferreira de Carvalho Satin, formado em Ciência da Computação em 2010.

Durante o curso, participei das Maratonas de Programação, chegando a etapa regional do evento em Caraguatatuba no ano de 2009. Conheci também muitas pessoas que se tornaram excelentes contatos profissionais e referências. Ministrei palestras na FATEC de Cruzeiro e no UNISAL.

No curso, aprendi muito sobre a capacidade de trabalhar em equipe, identificar talentos e principalmente de reconhecer os erros e aprender a lidar com eles, transformando-os em oportunidades para aprender mais e evitá-los no futuro.

Eu trabalhava na área da suporte da Hexato Tecnologia durante minha formação, passando a ser Desenvolvedor e Auxiliar de Rede. Após minha Graduação, me tornei sócio de uma empresa de consultoria empresarial para médias e grandes empresas chamada Thompson Management Horizons, na qual ocupei o cargo de Diretor de TI, sendo responsável pelo Desenvolvimento dos Sistemas e Projetos de TI, área em que era responsável pelo acompanhando do ciclo de vida destes e gerenciamento dos servidores. O curso me ajudou a buscar melhores formas de desenvolver soluções de TI, pensando no desenvolvimento como um todo e não apenas na programação dos códigos.

A inserção no mercado depende muito de dois fatores:

O primeiro é a autoconfiança. Acredite sempre na sua capacidade e não tenha medo de aceitar desafios. São eles que te fazem crescer e não as tarefas simples que você já domina.

O segundo é sua rede de contatos. Conheça pessoas novas, faça amizades e faça-se notar sempre. Isso irá facilitar muito e lhe abrirá diversas portas no futuro.

Sugiro aos alunos que aproveitem para aprender o máximo possível. A formação é o período ideal para experimentar, errar e começar novamente, se preciso. Procure aprender mais do que é passado em sala e converse sempre com seus colegas e professores sobre novas tecnologias e metodologias. Não desperdice oportunidades de participar de eventos de seu ramo, por mais simples que possam parecer. Quanto maior o contato com o conhecimento, mais intuitivo será seu aprendizado.