geg-lorena (11)

“Se o Google tivesse um rosto, eu diria que ele seria como o Vinicius Anjo. Ou seja, divertido e comunicativo”. A fala é do Ex-Aluno de História e docente, Prof. Me. Diego Amaro, que palestrou na 1ª edição do Encontro de Educadores Google, realizada neste dia 11 de junho de 2016, no UNISAL Lorena.

O desafio trazido pelo time de Lorena é aliar a tecnologia à sala de aula. Como fazer com que jovens alunos usem os celulares, tablets e todas as ferramentas de última geração para o desenvolvimento de pesquisa e, consequentemente, para o crescimento intelectual.

A iniciativa oferece uma plataforma para que os educadores colaborarem mutuamente. “É uma troca de ideias que permite ajudar colegas a atender melhor as necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula”, afirma o site do Grupo.

As atividades do GEG acontecem online e offline. Nesse espaço de aprendizado os educadores podem discutir juntos e conhecer uns aos outros por meio do Google+.

Em Lorena, o evento foi realizado com o apoio do Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno que é o elo entre UNISAL e GEG Lorena, com patrocínio do Espaço Ação e Prevenção da Terapeuta Ocupacional Juliana Darrigo e Casa de Frios Frilat da empresária Luiza Sene, que oportunizou aos participantes do evento material e kit lanche.

Liderados pela Ex-Aluna Walquíria Silva, o time de membros da Liderança Adriana Neves, Thiago Borges e Antonio Marcos e Marciela Castro planejou tudo para tornar possível esta primeira edição, reunindo educadores de várias áreas e locais.

Nem mesmo as temperaturas baixas do outono vale paraibano espantaram os 30 participantes. Os irmãos e professores “Paixão” estiveram na formação, pois pretendem aperfeiçoar em suas ações e aprender com outros educadores. Débora já ministrou aulas de robótica e Rafael (também Egresso UNISAL) implantou a EAD em uma empresa.

Um Ex-Aluno entende a importância de utilizar o conteúdo absorvido durante os anos de formação para ajudar na construção de uma sociedade melhor. Foi com esse objetivo que Diego Amaro compareceu ao evento. Em 40 minutos, ele falou sobre a atual experiência em Ensino Híbrido e de que forma esse método se mostra como sendo o futuro da educação.  “É um desafio, pois a implantação deste modelo de forma integral pede mudança de estrutura, currículo e postura”, revelou o docente.

Além dele, Vanessa Polli e Vinicius Anjo, Líderes GEG São José dos Campos, também mostraram por qual motivo vieram. Vanessa falou sobre o “Uso Consciente das Tecnologias” e Vinicius contou sobre as experiências que ele teve com a Tecnologia Google em sala de aula.

geg-lorena (17)

Ex-Aluna e Líder GEG Lorena, Walquíria Silva.

Para Walquíria, reunir educadores do ensino básico ao ensino superior nesta primeira edição, para compartilhar ideias, inspirar projetos, capacitar para uso de soluções tecnológicas dentro e fora da sala de aula foi um tanto desafiador ao time, mas ao mesmo tempo um sonho possível e a certeza de que conectados podemos mudar a educação.

“Independentemente do sistema de ensino, do âmbito em que se atua o encontro nos possibilitou ter uma visão global do quanto a educação tem urgências e que em Lorena e Região temos aproximadamente de 30 a 60 educadores que entenderam a essência do GEG´s e sua importância para que esta transformação aconteça. Foi um primeiro passo, na construção de um grupo que deseja transformar a educação.” – afirma a Psicopedagoga.

Saiba mais sobre os GEGs:

Qualquer pessoa pode participar do GEG: diretores, administradores de escolas, professores, alunos ou pessoas interessadas em usar os produtos do Google para ajudar as pessoas a aprender. Cada grupo é organizado por um voluntário local (líder do GEG) e é totalmente independente do Google enquanto corporação.

Em agosto e outubro irão acontecer novos encontros, em diversos espaços atendendo as solicitações dos membros.

Informações:

Google PlusFacebook ou pelo e-mail walquiria.geg.lo@gmail.com.

Confira mais fotos do 1º encontro aqui e no Álbum no Facebook do UNISAL Lorena.