formatura-engenharias-ccp-2016 (180)

Professores e Alunos descrevem a certeza de uma boa convivência e formação integral na instituição

Um mix de alegria, saudade, tristeza e ansiedade tomou conta dos corações de mais de 550 Alunos que se formaram em 15 Cursos de Graduação do UNISAL Lorena.

As formaturas ocorreram no dia 10/12/2016 e no período de 31/01 a 03/02/2017.

Alunos que cruzaram por 3, 4 e 5 anos pelos Corredores, Salas e outros espaços do UNISAL, desta vez se reuniram e trouxeram uma torcida de peso, familiares e amigos, para ser testemunha de um momento único: ver o sonho de uma carreira realizado.

A Filosofia encerrou 2016 com muitos Alunos esclarecidos sobre o real sentido de nossa existência, dentre eles, Láhria Stéfhani Mota Moreira Pinto. “A Filosofia para mim vem como o ingrediente que faltava e que agora dá ainda mais sentido à minha carreira de advogada”, afirma ela, Ex-Aluna também do Curso de Direito UNISAL (2008).

O ano letivo de 2017 teve início com gosto de encerramento para os graduados dos Cursos de Engenharias, Direito, Pedagogia, História, Matemática, Psicologia, Gestão de RH, Administração, Logística e Computação.

As formaturas contaram com o rito já conhecido e preparado pela empresa responsável, PROMOVER, juntamente com o Setor de Relações Institucionais do UNISAL.

A abertura contou com a participação da Diretora Operacional do UNISAL, Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Nascimento.  Houve também o momento para a execução do Hino Nacional, com participação assídua do público ao entoar a composição escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada.

Como instituição salesiana de Dom Bosco, a Pastoral da Universidade também participou com palavras de P. Ilmário Pinheiro e P. Mario Bonatti, sobre sermos a luz do mundo.

Os ritos também contaram com o Juramento, Outorga de grau, Entrega dos diplomas e o momento mais esperado: os discursos.

formatura-engenharias-ccp-2016 (216)

A equipe de Comunicação e Marketing separou trechos de alguns discursos de Alunos graduados no UNISAL. Citações a Dom Bosco, à família, aos Alunos e Professores fizeram parte das homenagens:

Administração

“Só nós e aqueles que nos apoiaram e nos viram lutando podem dizer que foram horas estudando, criando, colocando a teoria em prática, trabalhando para sermos os melhores”.

“A vida só é vivida olhando para frente, mas só é entendida, olhando para trás. Meu agradecimento a todos vocês”.

Ciência da Computação

“Confesso que me perguntei inúmeras vezes o que poderia discursar. Falar do mercado, futuro, ou o que? Então li a seguinte frase de Dom Bosco: ‘Consideremos (nossos alunos) como filhos, pondo-nos a seu serviço, e não dominando’. Então resolvi começar a falar de nossa relação.”

Direito

“5 anos, 5 anos juntos, 5 anos intensos, 5 anos de aprendizados que certamente levaremos conosco em nossas vidas, profissional e, principalmente, pessoal, já que não tenho a menor dúvida de que cada um de nós aprendeu um pouco com o outro”.

“… o enfrentamento das provas, das intermináveis horas de estudo, dos problemas familiares, das perdas….. em contrapartida, vieram as novas amizades, os amigos que chegaram e ficaram”.

Engenharias

“Passei horas olhando nossas fotos e relembrando nossos momentos dentro e fora da sala de aula. Cada projeto, cada prova, cada seminário”.

A oradora Vanessa Fernandes da Silva disse o seguinte:

“Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir”.

“Resumo tudo isso com uma breve mensagem de Paulo Coelho que diz que ‘quando amamos e acreditamos do fundo de nossa alma, em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e somos tomados de uma serenidade que vem da certeza de que nada poderá vencer a nossa fé’.”

A Aluna Fátima das Neves discursou de forma bem-humorada:

“Ainda bem que não tenho problema sério no coração, então poderia morrer de repente por tamanha alegria contida em mim, ter vivenciado três anos maravilhosos, com uma galera extremamente incrível”.

Logística

“Devemos este crescimento a nossos mestres, professores que se empenharam em transmitir seus conhecimentos.”

Matemática

“O estudo sempre foi parte importante da vida de todas as pessoas, não apenas o estudo teórico, mas também o aprendizado prático.”

Pedagogia

“Todos aqui presentes vieram prestigiar e parabenizar cada uma e cada um de vocês. Eu, por outro lado, tenho aqui outra função, que é a dar as boas vindas à vocação que vocês abraçaram como verdade de vida”, revelou um Professor do Curso.

Psicologia

“Muitos de nós nem eram adultos quando iniciamos essa jornada. Outros eram um pouco mais ‘experientes’, entretanto, sabemos é que todos chegaram aqui hoje mais sábios e mais conscientes de quão ignorantes somos diante do tanto que há pra se aprender.”

Esses 555 Alunos agora fazem parte de um seleto grupo de egressos, já composto por outros mais de 18 mil Egressos. A responsável pelo Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, Adriana Neves, falou sobre o assunto: “A formatura, sem dúvidas é um marco que sela um momento de transformação na vida de cada um. Desejamos permanecer na vida de cada Ex-Aluno e que eles sintam-se sempre bem-vindos à esta casa”.

Os formados receberam um cartão que os parabenizava pela conquista e com informações para participar do Pra Sempre.

Confira os álbuns das cerimônias!

Filosofia – 10/12/16 | História, Matemática e Pedagogia – 31/01/2017
Computação e Engenharias – 01/02/17