Fabiana Marongio

Meu nome é Fabiana Marongio Pires e Barros e me formei em Direito pelo UNISAL em 2006.

Pelo curso, me tornei advogada, mas também estou apta a concorrer às inúmeras vagas em concursos públicos que tem como requisito a graduação em Direito. No mercado de trabalho, no âmbito da advocacia, esses requisitos são essenciais para a atuação em escritórios de advocacias assim como na área jurídica de empresas.

Iniciei meus estudos de Graduação em outra faculdade e quando optei pela transferência para o UNISAL descobri uma universidade que realmente trata seus alunos com respeito e consideração, onde os professores se colocam para não só ministrar aulas, mas para nos ajudar a crescer como pessoas melhores, como profissionais éticos. No UNISAL cada aluno pode contar com a ajuda de seus professores, não só para entender o conteúdo da matéria que está sendo ensinada, mas para resolver, muitas vezes, conflitos pessoais que de alguma forma possam atrapalhar o seu desenvolvimento.

Durante a faculdade eu fazia estágio supervisionado por Advogados experientes em escritório e comecei a ter uma rotina no Fórum da minha cidade, Guaratinguetá, onde assistia audiências e me relacionava com os servidores. O que contribuiu muito para isso foi também os relatórios de audiências e de processos que o UNISAL trazia em seu cronograma. Isso facilitou muito a minha inserção no meio jurídico, pois era necessário que eu fizesse perguntas a respeito dos processos e audiências para que pudesse elaborar os relatórios. Por isso, quando formada, não tive dificuldade em me dirigir aos magistrados e serventuários da justiça.

Vejo como fator de facilidade par inserção no mercado, o fato de ter sido inscrita na OAB rapidamente. Isso, claro, dá ao advogado recém-formado um notável diferencial, tendo em vista ser nos dias de hoje uma avaliação difícil, necessária para atuar na área. Outro fator é a conclusão de cursos de Especialização, sendo bem vistos por escritórios de grande porte, principalmente.

Porém, tenho visto uma certa dificuldade no que se refere à estabilidade do profissional de direito – o Advogado. Hoje, contamos com vários fatores que dificultam uma situação que “garanta” uma clientela. Dentre esses fatores está o número elevado de advogado no mercado, principalmente na nossa região.

Vejo o curso de Direito como uma excelente Graduação para os que pretendem se dedicar e vencer no mercado de trabalho. É sim um caminho árduo, porém gratificante.