premiacoes-iev-unisal (33) 2

O IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) promoveu no sábado, dia 03/12/16, no UNISAL Lorena, a cerimônia de Premiação Cultural de trabalhos de proteção ao meio ambiente e de cunho artístico.

Nesta edição, o diferencial foi a surpresa dos premiados. “Muitos não esperavam um dia serem reconhecidos pelos seus trabalhos, mas o IEV está de olho em quem faz a diferença na sociedade”, afirmou o membro do IEV e Ex-Aluno UNISAL, Prof. Diego Amaro.

O evento foi coordenado pelo também membro do IEV, Ex-Aluno UNISAL, Árison Lopes, que foi um dos premiados com a Medalha de Mérito do IEV, sem mesmo saber.

Dentre os trabalhos reconhecidos, estiveram o Professor Augusto Deccache (livro sobre Cooperativa “Amigos do Lixo de Guaratinguetá”) e a Colaboradora Natássia Kuraiem (Trabalhos de designer, em especial, da Cartilha de Eleições).

“Para mim, receber o prêmio com o nome do Prof. Luiz Pasin, foi muito gratificante. Na verdade foi uma surpresa para mim, realmente eu não esperava ser homenageado e quanto menos receber o prêmio. mas tenho que agradecer de coração a Prof.ª Maria José Urioste Rosso e a Prof.ª Marcilene Bueno por terem me motivado a escrever e publicar este livro. Também gostaria de agradecer à Lílian de Paula e ao Diego Amaro, pela minha indicação, sou eternamente grato a vocês. E agradecer principalmente à Cooperativa Amigos do Lixo, onde  aprendi muito com o trabalho voluntário e a garra de vencer na vida. No mais, a toda a minha família pela paciência.” – disse Augusto.

“É muito gratificante tocar o público, de alguma forma, com a minha profissão. Diria que essa é uma das melhores partes: ver algo que eu criei chegar às mãos de pessoas que, em muitos casos, eu nunca teria a oportunidade de conversar ou conhecer.” - afirma  a premiada e também Ex-Aluna UNISAL, Natássia Kuraiem.

O dia de premiações foi também uma grande reunião daqueles que estão preocupados com o patrimônio regional, cultural, arquitetônico e artístico da Região Metropolitana do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Gente que se emociona só de pensar que para proteger o Vale mais pessoas trilham um caminho árduo e se identificam com as mesmas retaliações e obstáculos. Foi o caso do Prof. Fernando Celso Wendling Ananias,  premiado com a Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis, que chorou ao discursar após receber o prêmio. Professor Fernando é um velho guardião do Rio Paraíba do Sul. Percorre o Brasil levando consigo uma exposição, na qual conta o resultado de uma expedição feita de helicóptero, barco e até um fusca pelas cidades (SP, MG e RJ) abastecidas por esse gigante de 1.137 km de extensão.

A Câmara Técnica da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, os cliques que têm como modelo a natureza, do fotógrafo Ricardo Martins, as mudas espalhadas pela bondade e vocação de Luis Bettoni, um ativista da Ong Reflorestar é Viver, e a missão de empreender sempre na vida, protagonizada por Marcelo de Elias, também foram reconhecidos.

premiacoes-iev

Foto: Andréia Marcondes

Distinções e Premiados:

Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis:
Fernando Celso Wendling Ananias

Menção Honrosa:
Marcelo de Elias (Professor UNISAL)

Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano (Instituição):
Museu Fragmentos da Revolução de 1932

Projeto Criança Feliz – EEL-USP

Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano (Pessoa):
Duva Brunelli

Nelma Biondi

Eugênia Sereno (Biografia):
A senhora do Café – Autor: Diego Amaro de Almeida (Professor e Ex-Aluno UNISAL)

O Marquês de Paraná – Autor: Eduardo César Werneck

Eugênia Sereno (Resgate e preservação da Memória)
Resende: Passado e Presente – Organizador: Mário José Dias (Professor e Ex-Aluno UNISAL)

Eugênia Sereno (Patrimônio Cultural)
40 anos de forno noborigama no Brasil – Organizadora: Liliana Granja Pereira de Morais

IEV – Mídia Cultural (televisão)
Programa de Preservação Ambiental – TV Canção Nova

IEV – Mídia Cultural (Mídia Impressa)
Cartilha sobre Eleições 2016 – UNISAL Lorena

IEV- Mídia Cultural (Designer)
Natássia Kuraiem – Cartilha sobre Eleições 2016 (Colaboradora e Ex-Aluna UNISAL)

Distinção Ambiental José Luiz Pasin (Pessoa)
José Augusto Paes Decacche – Cooperativa de trabalho como opção de inclusão social (Professor UNISAL)

Distinção Ambiental José Luiz Pasin (Instituição)
Luiz Bettoni – Reflorestar é Vivier

Fotografia e memória (Natureza)
Ricardo Martins

Fotografia e memória (Paisagem)
Ricardo Takamura

“É com grande satisfação que recebemos a notícia da premiação ao Programa Preservação Ambiental da TV Canção Nova. Sentimos honrados com tamanho reconhecimento e acolhemos com louvor este mérito”, finalizou Marcelo Chaves, Jornalista – Tv Canção Nova  e Diretor Programa Preservação Ambiental.

Veja o álbum completo do evento no Facebook!

SOBRE O IEV

Há mais de 30 anos o Instituto de Estudos Valeparaibanos instituiu o seu primeiro prêmio com o propósito de incentivar a produção científico-literária na Região. Desde então, outros foram criados. Veja mais aqui.

Conheça mais sobre o IEV. Agende uma visita: Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena-SP. Telefone (12) 31592033- ramal 335.