???????????????????????????????

Quando o UNISAL abre as portas para o conhecimento e a discussão de temas relevantes, o resultado é sucesso de público. Cerca de 150 pessoas entre empresários, profissionais da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte, Alunos, Professores e Ex-Alunos UNISAL participaram da palestra “A Reforma Trabalhista e as principais mudanças e impactos”, uma parceria do UNISAL, por meio do Setor de Relações Institucionais, com o escritório Trench Rossi Watanabe Advogados, de São Paulo. O evento foi realizado dia 10 de outubro de 2017, no Salão do Júri do UNISAL.

???????????????????????????????No início da palestra, o gerente jurídico da Liebherr e EX-Aluno UNISAL, Lázaro Silva, um dos empresários que ajudou na realização do evento, por meio do contato com o escritório de advocacia empresarial, falou da oportunidade oferecida pelo UNISAL para a vinda de um escritório do porte do Trench Rossi Watanabe. “Sei da tradição do UNISAL, e quando eles nos procuraram, não pensei duas vezes em indicar esta instituição salesiana”, afirmou Lázaro, ao longo de sua fala no evento.

Em seguida, os presentes assistiram a um vídeo sobre a presença do UNISAL no Brasil e no mundo.

O evento transcorreu com a palavra do gerente financeiro do UNISAL, Padre Mauro Bombo, que agradeceu aos presentes e ressaltou que discussões do tipo ajudam a melhorar  o lado humano da sociedade.

O tema “A Reforma Trabalhista e as principais mudanças e impactos”, foi apresentado por duas advogadas do escritório:

Tricia Maria Sá de Oliveira, sócia da Trench Rossi Watanabe desde 2015 e Julia Michele Pereira, associada a Trench Rossi Watanabe desde 2009.

Tricia começou sua fala ressaltando a necessidade da urgência de se revisar a lei trabalhista. “Nossa legislação é muito antiga. Muita coisa mudou e deve ser revista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, destacou Tricia.

Julia enfatizou a importância da discussão, mas acredita que mesmo com tantos debates e embates, deverá haver uma minirreforma antes da vigência da Reforma Trabalhista, a partir de 11 de novembro de 2017. “O principal ponto a ser destacado é a questão da contribuição sindical, pois a reforma tira o chamado imposto sindical, com isso, tanto empregados quanto empregadores não teriam mais a obrigação de contribuir com o sindicato”, revelou Julia.

???????????????????????????????

Na plateia, Alunos de Direito, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e demais Cursos do UNISAL, trazidos pela Professora Luzia Ragazini assistiram atentamente aos esclarecimentos trazidos pelas representantes do escritório.

As advogadas apresentaram todos os pontos da reforma trabalhista, dentre eles, acordos coletivos, teletrabalho, jornada de trabalho, férias entre outros. “Eu fico feliz de ver temas tão difíceis, tão complexos, serem trazidos de maneira tão didática ao público”, enfatizou Professora Luzia Ragazini, do Curso de Direito.

Ao final das apresentações, empresários, Professores e Alunos do UNISAL fizeram perguntas relacionadas às relações de empregadores e empregados. Dentre eles, Luis Chacon, Professor do Curso de Direito UNISAL e que veio representando o seu escritório de advocacia.

O evento foi finalizado com um bate-papo mais próximo com os integrantes do escritório Watanabe no Palacete Machado Coelho de Castro do UNISAL.

SOBRE O ESCRITÓRIO

Trench Rossi Watanabe é considerado um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. Sua atuação é abrangente e conceituada, com competência em todas as áreas do Direito. Fundado em 1959, o escritório oferece serviços legais para clientes nacionais e internacionais, dos mais diversos mercados, auxiliando-os no gerenciamento de seus negócios de maneira ética e eficiente.