MESA-REDONDA ELEIÇÕES (34) siteO tema do encontro Brasil: Palco da Mudança Social e Política  promoveu a cidadania

 O Hino Nacional brasileiro, considerado uma das grandes manifestações de patriotismo e democracia, abriu o evento institucional promovido no UNISAL sobre as Eleições 2018. A mesa-redonda reuniu cerca de 250 pessoas, entre Alunos de diversos Cursos do UNISAL, Professores, Ex-Alunos e convidados neste dia 20 de setembro de 2018, no Teatro São Joaquim, na Unidade em Lorena.

 O Centro Universitário Salesiano de São Paulo, engajado em esclarecer o eleitor sobre o momento importante para a história do país, realiza de agosto a outubro, em todas as suas Unidades, vários eventos voltados para a prática da conscientização cidadã e social para as eleições. Em Lorena, o evento contou com a organização da Direção, dos Setores de Comunicação e Marketing, Extensão, Relações Institucionais/Eventos, Cursos de História, Direito e Mestrado em Direito e do Centro Salesiano de Pesquisas Regionais (CESAPER) e Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV).

 NÚMEROS DA ELEIÇÃO

 No dia 7 de outubro de 2018 mais de 147 milhões de eleitores brasileiros distribuídos pelos 5.570 municípios do país, bem como em 171 localidades de 110 países no exterior, irão às urnas. Além de eleger o novo presidente da República, os brasileiros em dia com a Justiça Eleitoral vão escolher deputados federais, deputados estaduais ou distritais, dois senadores por estado e o governador de cada uma das 27 Unidades da Federação. Em números totais, temos 27.992 candidatos nessas eleições disputando 1.654 vagas em cargos públicos. Em caso de segundo turno, os eleitores voltarão às urnas no dia 28 de outubro.

 PARCERIA COM A MÍDIA NAS ELEIÇÕES

 O evento também foi momento para agradecer a parceria da mídia para com a divulgação da mesa-redonda do UNISAL e com a demanda por entrevistas diárias em relação às eleições.

No caso do evento, em especial ao Jornal O Vale e à Rede Aparecida de Comunicação.

Na Rede Aparecida de Comunicação representantes da comunidade educativa salesiana participaram de entrevistas nos bastidores do Debate com os candidatos à Presidência, promovido também neste dia 20/09 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em parceria com as emissoras católicas de Rádio e Tv (dentre elas a Rádio Dom) e a Tv Cultura. Leandro Silva, salesiano e Aluno de Filosofia UNISAL, Professor Marcos Edwagner, do Curso de Direito, o Ex-Aluno de Mestrado em Direito, Savio Chalita, e Diego Amaro, professor do UNISAL, analisaram, juntamente à mídia, formas de promover a democracia no país. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Santuário Nacional.

Confira alguns links:

Entrevista Bem-Vindo Romeiro e Portal A12-

LANÇAMENTO INFORMATIVO IEV ELEIÇÕES

Como parte da programação do evento, foi lançado o Informativo do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) Especial Eleições. O material foi produzido pelo Professor Diego Amaro de Almeida, pesquisador do IEV, e conta com textos dos membros do Instituto. Todos os participantes receberam uma versão impressa para leitura e também o código para baixar QRCode. O exemplar pode ser acessado AQUI.  O Professor ressaltou em sua fala que “antes de ser eleitor, o brasileiro deve ser cidadão”.

MESA-REDONDA ELEIÇÕES (6) destaqueA mesa-redonda que se seguiu adiante teve como tema “Brasil: Palco da Mudança Social e Política”. A roda de conversa foi mediada pelo Professor e Coordenador do Curso de História, Tadeu Miranda.

Professor Tadeu fez uma introdução ao Direito do Voto no Brasil. “É preciso que nós discutamos para escolhermos, pensarmos e errarmos, isso é república e democracia. É nossa obrigação, enquanto instituição de ensino, pensarmos e tratarmos do tema com discernimento”.

Em sua apresentação, Professor Diego, também Ex-Aluno do Curso de História UNISAL, destacou o tema “Cidadania/ Ética: Movimentos sociais anticorrupção e o papel das Eleições no Brasil” ao afirmar que o brasileiro aceita muito o que lhe é colocado, e, este comportamento se dá, em especial, pela falta de educação. “Há excesso de demagogia e de hipocrisia. A cidadania começa quando eu me preocupo com o outro, pratico a sustentabilidade dos valores sociais, comprometo-me com as leis do país e com o cumprimento de tais regras”, revelou.

 O professor finalizou dizendo que a democracia é o melhor regime, mas precisa da soberania do povo.

Em seguida, o Ex-Aluno de Mestrado em Direito e Juíz Eleitoral de Lorena, SP, Alexandro Conceição dos Santos, destacou o tema “Entendendo a Legislação Eleitoral brasileira/ burocracia e bastidores”. O convidado afirmou que o povo é dono do poder, mas não pode escolher o representante que deseja, pois há uma série de regulamentações eleitorais a serem cumpridas.  Ressaltou, no entanto, que princípios como moralidade e probidade são valores importantes para quem deseja eleger.

 Professor Antonio Sávio, também Ex-Aluno do Direito UNISAL, falou sobre o tema “O voto é só o começo: Quais as principais fontes de informação para o acompanhamento dos trabalhos do seu candidato?”. Na ocasião, apresentou uma série de ferramentas para o eleitor acompanhar o candidato eleito e os demais representantes do povo nos cargos públicos. “Todo mundo aqui sabe em quem votou na última eleição? Esses aplicativos nos ajudam a praticar nossa cidadania. Afinal, nós não demos o poder para o representante, mas sim cedemos nossa vontade a eles”, revelou.

 APLICATIVOS e INICIATIVAS para ajuda eleitor na escolha e no acompanhamento do trabalho dos candidatos https://temmeuvoto.com/

https://serenata.ai/

https://unidoscontraacorrupcao.org.br/

www.a12.com/santuario/eusouobrasiletico

http://eufiscal.org/

 PERGUNTAS DO PÚBLICO

O público também participou com perguntas formuladas e mediadas pelo apresentador, Tadeu Miranda, aos convidados. Dentre os temas abordados pelo público estiveram governabilidade, moralidade, corrupção, fake news, entre outros.

 Na oportunidade, Alexandro Conceição também destacou a veracidade do sistema eleitoral e a confiabilidade das urnas no processo eleitoral. E os Professores Antonio Sávio e Diego Amaro cobraram dos presentes a leitura da Constituição Federal e ressaltaram o quanto são importantes a prática e a reflexão dos valores sociais e políticos de cada brasileiro.

 Confira as fotos do evento tiradas pela equipe de Comunicação e Marketing UNISAL, pelo estagiário do IEV, João Gabriel, pelo Professor Antonio Sávio no link .