lançamento livro Milena Sellmann UNISAL (12)

Projeto completa 1 ano com a participação de 1.500 pessoas

Ativa é o nome que se dá as atividades realizadas mensalmente na Biblioteca do UNISAL. O projeto completa neste mês de setembro o primeiro ano de existência. Cerca de 1.500 pessoas participaram das oficinas, palestras, workshops, exposições e outras ações.

Como parte da programação, a Biblioteca Ativa também iniciou, em 2016, o Lançamento de livros de Professores, Colaboradores, Alunos e Ex-Alunos do UNISAL.

“A intenção é mostrar que é possível transformar o conteúdo aprendido em material relevante e nossa comunidade acadêmica em modificadora da sociedade”, destaca Fátima Medeiros, coordenadora da Extensão do UNISAL.

Dois Ex-Alunos e, agora, Professores do UNISAL, aceitaram o desafio de dividir com a comunidade acadêmica e externa os seus livros.

Lançamentos de livros

lançamento livro Milena Sellmann UNISAL (18)No dia 15 de setembro, a Professora dos Cursos de Mestrado e de Direito do UNISAL Lorena, Milena Zampieri Sellmann, lançou seu novo livro: O “ISS no Contrato de Franquia” na Biblioteca. O evento foi acompanhado por Alunos, Professores e Colaboradores UNISAL.

Advogada tributarista, ela contou que trabalhou com um olhar diferente para concluir a obra. O ISS é um tributo de competência dos municípios e Distrito Federal e incide sobre a prestação de serviços.

“Eu busquei mostrar em minha obra ser inconstitucional a cobrança, pois não há nesse processo o produto final, ou seja, o serviço. Sendo assim, não cabe a cobrança, tal medida, fere um direito social”, revelou a autora, durante sua apresentação.

Os contratos de franquia empregam milhares de pessoas. O sistema de franchising se tornou bastante popular ao longo das últimas décadas no Brasil. A ideia de se valer de uma marca já conhecida e respeitada no mercado atraiu pequenos e grandes empresários com o objetivo de abrir suas próprias empresas.

O livro da Professora Milena contém 195 páginas e foi lançado pela Editora CRV. A edição está sendo vendida a R$45,90 pelo site www.editoracrv.com.br.

Dos tributos para a história…

lancamento livro Diego Amaro UNISAL (40)A senhora do Café, Maria Joaquina de Almeida, ganhou um livro sobre sua trajetória. O lançamento no UNISAL também ocorreu dentro da programação da Biblioteca Ativa no mês de agosto. No dia 18, o Professor Diego Amaro de Almeida, contou aos presentes um pouco mais sobre a construção do livro, os bastidores e a trajetória da mulher, considerada a Matriarca do Café.  O autor da obra falou sobre o que o motivou a investir na história do gênero e na vida de Maria Joaquina.

“Muitas pessoas foram importantes nesse processo de amadurecimento da pesquisa, ver todo esse conteúdo concretizado, é um orgulho”, revelou Diego, ao longo de sua apresentação.

A história que se passa no período do café, século XIX, busca descrever os anseios da mulher do passado, que, em muitos casos, se assemelham à mulher do futuro. O livro articula a história de vida da fazendeira à conjuntura econômica do período de formação e consolidação da cafeicultura em Bananal (SP).

O livro, lançado e produzido pela Editora Mariana Bastose e impresso pela Editora Santuário, está sendo vendido a R$35,00 e pode ser adquirido pelo e-mail diegoamaro23@gmail.com.