10-anos-turismo-unisal (32)p

Qual a Região  que recebe todos os anos 41 milhões de turistas? É a Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte que tem um potencial enorme para o turismo religioso, de montanha e de praia.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena- Campus São Joaquim, sabe disso e está engajado no discurso e nos eventos em torno deste tema.

Tanto, que já ofereceu o curso de Graduação em Turismo, voltado para atender a demanda por profissionais capacitados para atuar na área.

Os números comprovam o lucro obtido pelos empresários do ramo. Na RMVale, que tem um PIB de R$ 57 bilhões, o turismo responde por R$ 15,8 bilhões, o que representa 31% do total.
A expectativa é que a atividade turística regional siga, nos próximos anos, o crescimento registrado no país, de 76% entre 2002 e 2012.

Só as estatísticas acima seriam motivo de comemoração para os Ex-Alunos do curso e agora empresários. Muitos ocupam cargos importantes em empresas de viagem, alimentação e hospedagem. Mas, no último dia 26/09/15,  eles estiveram juntos  para festejar os frutos colhidos com a prática da filosofia salesiana.  Os Ex-Alunos que se formaram em 2005 fizeram questão de relembrar os bons momentos vividos entre os amigos. A reunião, ou melhor, dizendo, a confraternização aconteceu em um restaurante na cidade de Canas.

10-anos-turismo-unisal (73)p

“Diversão e nostalgia em um mesmo local, afinal são 10 anos de comemoração”, afirma um dos Ex-Alunos UNISAL presente.

Além dos turismólogos, os professores do UNISAL Júlio César Moreno, Fátima Medeiros e Márcia Esteves, também decidiram transformar o dia em uma lembrança especial. “Nesse dia, eu me senti apenas a amiga e a mãe orgulhosa e feliz por poder compartilhar o sucesso de cada um, aquela que torce para que todos tenham construído, após 10 anos, uma carreira que os completasse”, afirma a então coordenadora do curso na época, Prof.ª Fátima Medeiros.

O encontro já seria animado com esta turma de profissionais, mas também esteve por lá Roberto Ramos, o Robertão, figura notável dentro do UNISAL.

O UNISAL Lorena ofertou o curso entre os anos de 2000 a 2010. O mês de setembro é marcante para esses profissionais. É quando se comemora o Dia do Turismo e do Turismólogo (27/09).

“Aproveito a ocasião para agradecer todos os alunos do curso de Turismo do UNISAL e de   revelar o quanto sinto falta de todos eles. Vivemos  momentos incríveis, como aqueles vividos em família. Se precisava dar bronca, não hesitava. Tudo, com a intenção de colocá-los no eixo, manterem o foco, cumprirem prazos, serem comprometidos com o futuro”, afirma Fátima.

10-anos-turismo-unisal (9)

Professores Júlio, Márcia e Fátima.

.

“Espero continuar fazendo parte da história de vocês, pessoas compromissadas com o que fazem, humanas e que acreditam na capacidade do próximo. É recíproca a confiança que eu e os demais professores depositamos em vocês”.