advogado-ensino-medio

Uma porção de orientação vocacional, mais duas pitadas de pesquisa são os ingredientes mais esperados desta receita: encontro com quem já está no mercado de trabalho e que possa falar da profissão.

Com certeza, para muitos jovens a fase final do Ensino Médio é momento de apreensão. Afinal, qual profissão escolher? Quais critérios devem ser levados em conta? Posso me arrepender da opção quando já estiver na faculdade?

Especialistas em Recursos Humanos e Psicologia dizem que uma escolha profissional consciente leva em conta pelo menos três elementos: quem é você, o que se estuda durante o curso e como é o dia a dia da profissão.

Foi pensando nisso que o Colégio São Joaquim, de Lorena,  por meio da equipe de Orientação Educacional, promove mensalmente encontros com profissionais de várias áreas.

Os encontros de auxílio aos estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio sobre qual carreira seguir se transformam em momentos de diversão e até nostalgia.

No último mês de maio, foi a vez dos alunos conhecerem um pouco mais sobre a área do Direito. Foi também momento do Ex-Aluno do Curso de Direito do UNISAL, Luís Pulvino, matar saudade do método salesiano de ensinar.

“Desde o pré até o ensino superior conheço esse método, sou Ex-Aluno salesiano com orgulho, sei bem desse jeito diferenciado e cativante de ensinar e acolher. Que delícia poder retribuir”, disse Pulvino.

O advogado, formado em 2007,  atua na cidade de Cruzeiro em um escritório junto com o irmão, o também Ex-Aluno, Marcos Paulo Sobreiro. Pulvino é especialista em direito civil e direito do consumidor e sempre concede entrevistas sobre o tema para veículos de comunicação da Região.

No bate-papo com os alunos, ele contou curiosidades  sobre a rotina e os desafios dessa carreira.

advogado-luis-pulvino

“Fui muito bem recebido e percebi nos alunos o interesse por essa profissão”, disse Pulvino.

Direito é a ciência que cuida da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país para organizar e manter um bom relacionamento interpessoal entre os grupos e indivíduos da sociedade. O curso de Direito é do tipo bacharelado e dura 5 anos. O graduado poderá seguir inúmeros caminhos, dentre eles ser advogado, promotor ou juiz. Mas para isso é obrigatório obter um diploma reconhecido pelo MEC e realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  

Segundo a OAB, atualmente o Brasil tem  800 mil advogados e mais de 1,5 milhão de bacharéis em Direito.

Saber escolher a profissão e ser um diferencial durante a faculdade, podem ser ingredientes essenciais para uma bela receita, aquela que citamos no início do texto.