davi-coura

De um lado, professores da rede básica de ensino com um dilema: serem detentores de conhecimento. De outro, alunos com notas baixas. Apesar de estarem tão próximos todos os dias, o abismo entre esses dois mundos é grande.

As estatísticas do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP) apontam que em todas as etapas do ensino básico, alunos ainda estão abaixo das metas estabelecidas. O índice une as avaliações de português e matemática às taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, a serem alcançadas em 2030. Os dados são referentes a 2015.

O desempenho do fundamental 1, fundamental 2 e médio está muito distante da meta estabelecida pelo governo para daqui pouco mais de uma década.

É neste contexto caótico que o Professor e Ex-Aluno de História do UNISAL Lorena, Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC (SP), Davi Coura, resolveu investir em uma ideia inovadora e até engraçada.

Com história na cabeça e musicalidade no sangue e no violão, ele apostou na Empresa “História É Show”. Fundada em 2010, ele faz da vida de empresário a oportunidade de trabalhar temas de forma lúdica para colorir o mundo da educação.

Pode até ser tímida a proposta quando ela se depara com dados alarmantes e que mostram a profissão de professor como sendo uma das menos desejadas por quem hoje é aluno. Davi sabe que o desafio da educação brasileira não se resume apenas em incentivar crianças e adolescentes a aprender. Exige, também, encontrar quem se disponha a ensiná-los.  Hoje, segundo pesquisa denominada “A Atratividade da Carreira Docente no Brasil”, o magistério brasileiro segue caminho inverso ao de países desenvolvidos, apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio querem seguir essa carreira.

Bons salários, ensino de excelência e reconhecimento social são fatores essenciais para quem deseja aprender e ensinar em sala de aula.

Davi é um apaixonado pela docência e tem na alma esses quesitos acima. Resolveu usar dessa qualidade para cativar novos estudantes a tornarem realidade os seus sonhos pessoais e profissionais, sejam eles ligados ao setor da educação ou não.

A “História é Show” traz para os ambientes acadêmicos (Fundamental, Médio e Superior), os links da História antiga com a contemporânea. Como ele faz isso? Utiliza música, teatro e jogos para uma aprendizagem mais instigante e prazerosa.  “Você tem de inserir o Aluno no conteúdo sem que ele perceba que aquilo é muita informação ou que se torne algo difícil de ser compreendido”, diz  Professor Davi.

Quem já viu as apresentações do professor Davi aprovou a ideia.

“Viver essa experiência foi, com toda a certeza, um momento de recordação  de vários conteúdos. Com a utilização da música, fica fácil memorizar tanta informação.” – afirma um dos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio na página da empresa.

Você também quer saber mais como o professor Davi compõe as músicas, conta histórias cantando e ensina? Então clique aqui e acesse o site!