carlos-magno-ex-aluno-unisal-carreta-empreendedora

Que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, isso todo mundo sabe. Mas, acredite se quiser, nesse cenário de inovação ainda tem muita gente sem saber por onde começar.

Para oferecer ajuda e descobrir talentos é que surge no Vale do Paraíba e Região uma carreta empreendedora chamada “Projeto Robótica e Cidadania”.

Inicialmente, a carreta ficará estacionada dentro do Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Cidade que também é sede do Instituto Alpha Lumen – uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos de qualificação do ensino público em São Paulo. A ONG oferece suporte a estudantes com altas habilidades, talentosos vindos da rede pública e particular de ensino e que, por sua vez, atuam nas escolas públicas como multiplicadores, sob a supervisão da equipe da IAL.

Esta ONG irá integrar o projeto.

A proposta envolve cidadania, ciência, tecnologia, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação empreendedora. A ideia é que alunos voluntários do Alpha Lumen ofereçam orientação nas oficinas de robótica que estão previstas para acontecer dentro da carreta. Somente com a prática é possível despertar o espírito empreendedor”, destaca Carlos Magno Vieira, Administrador formado pelo UNISAL Lorena e um dos idealizadores do Projeto Robótica e Cidadania.

Por que a escolha da Robótica?

A robótica tem um longo e reconhecido histórico de atratividade para jovens na faixa etária do Ensino Médio. Há estudos quantitativos que mostram a capacidade motivacional para melhoria do desempenho em Matemática e Física.

Além disso, a iniciativa é uma das portas de entrada para o ingresso do Brasil na tecnologia. Neste contexto, especialistas são unânimes em dizer que para sair da chamada crise econômica, o Brasil terá de se adaptar à tecnologia.

É aí que entra esta ação que visa abrir oportunidades a jovens e crianças para que se aproximem das ciências e da tecnologia, bem como das entidades que a desenvolvem e a produzem.

“Precisamos formar mais jovens nas áreas de ciência e tecnologia. Não basta apenas criarmos cursos superiores nessas áreas, precisamos criar uma cultura científica e tecnológica para os estudantes de ensino fundamental e médio”, ressalta Carlos Magno.

A iniciativa inovadora pretende, num futuro próximo, percorrer as cidades do Vale do Paraíba e Região e descobrir talentos.

 

Inauguração da Carreta

A carreta mede 18mx3m e tem capacidade para 32 estudantes.

A carreta mede 18mx3m e tem capacidade para 32 estudantes.

A inauguração da carreta está prevista para os dias 15 e 16 de agosto, às 10h, no Parque Vicentina Aranha. Na ocasião, haverá palestras de patrocinadores, representantes da Secretaria da Educação de São José dos Campos,  professores e também do organizador da iniciativa, o administrador Carlos Magno Vieira. Também haverá oficinas demonstrativas de robótica para alunos de escolas públicas e privadas.

Após este período, há um cronograma de atividades até a participação na Mostra Nacional de Robótica prevista para acontecer dos dias 28/10 até 01/11.

Os patrocinadores deste projeto, orçado em R$150 mil, são apenas empresas privadas, não há verba oriunda do governo.

A inauguração da carreta será feita no próximo fim de semana e o evento é aberto ao público.

PROGRAMAÇÃO:

DIAS: 15 e 16/08

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos

INFORMAÇÕES: Associação Alpha para Educação Especial

Rua Clóvis Bevilácqua, 868 – São José dos Campos/SP – Fone: (12) 3207-5060

contato@alphalumen.org.br ou www.alphalumen.org.br