Paulo Vasques Voluntario

Você vai vibrar e se emocionar com a disputa de 42 esportes Olímpicos! Essa é a frase publicada no site oficial dos jogos para divulgar aquele que é considerado o maior evento esportivo do planeta. E sabe quem vai estar lá? O Ex-Aluno e Professor do UNISAL Lorena, Paulo Vasques.

Além de advogado formado neste Centro Universitário, ele é médico. Mas entre os dias 6 e 16 de agosto de 2016 será um dos mais de 50 mil voluntários das Olimpíadas do Rio.

Paulo irá atuar com outros profissionais no setor de serviço médico, na Barra da Tijuca. O horário de expediente será das 7h às 15h. “Vou atuar com o público direto, serão dias de aprendizado e oportunidade”, diz Paulo, ansioso para o evento.

Um balanço oficial mostrou que dos primeiros 50 mil voluntários aprovados, 82% são brasileiros, sendo 55% mulheres. Apenas 18% são estrangeiros – a maior parte deles é de voluntários dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia e China.

Em 19 dias de competição (3 a 21 de agosto), haverá a participação de mais de 100 países de 200  que disputaram acirradamente as vagas. Para colocar em prática o que estava no papel, 50 áreas funcionais irão atuar no evento; além disso,  foram ofertados cursos antecipados aos voluntários e demais participantes que irão atender os atletas e o público.

A maior parte dos esportes irá acontecer no Rio de Janeiro, mas há partidas do torneio de futebol, que serão realizadas em outras cinco cidades além do Rio de Janeiro: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, SalvadorSão Paulo.

Paulo havia atuado nos jogos Pan-Americanos de  2007, mas como funcionário público, médico da Polícia Rodoviária Federal de São Paulo. Em 2014, se candidatou para atuar no Rio 2016. Somente no primeiro semestre de 2015 recebeu a resposta positiva, após passar por uma entrevista do comitê organizador.

Agora vive a expectativa de uma criança. “Aceitei esse desafio pelo prazer em participar; irá me permitir, aos 61 anos, crescer profissionalmente e enquanto pessoa”, diz Paulo.

O Ex-Aluno não vê a hora de poder contribuir para o evento. E ele não vai medir esforços para fazer o seu melhor!