vinicius-semana-juridica-2

Considerado um dos Cursos mais tradicionais e, ao mesmo tempo, inovadores da Região, o Direito do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, não teve dificuldades em trazer para a 31.ª Semana Jurídica grandes nomes do campo jurídico.

O evento reuniu, entre 29 de agosto e 2 de setembro de 2016, mais de 1.000 alunos no Teatro São Joaquim, que virou palco para a reflexão sobre a prática da profissão.

Segundo a coordenação, foram dez palestras sobre inúmeros temas, entre eles, os “10 anos da Lei Maria da Penha e a luta contra a violência doméstica”; “Reflexos do novo Código de Processo Civil no Processo do Trabalho”; “Lei antiterrorismo nº 13260/2016”.

Na abertura do evento, o Coordenador e Ex-Aluno “5 Estrelas” do Curso, Prof. Bruno Creado, destacou a importância da participação de todos do UNISAL. O palestrante Dr. Anis Kfouri abordou o tema: “Sucesso na arte de advogar: dicas e reflexões. No período noturno, Alunos, comunidade e Professores do Curso assistiram a palestra “Reflexos do Novo Código de Processo Civil no Processo do Trabalho”, com o Dr. Leone Pereira.

A 31.ª Semana Jurídica também trouxe à casa salesiana o Ex-Aluno de Direito, Dr. Vinicius Maximiliano Carneiro, que integrou a equipe de palestrantes. A missão de falar sobre o “Financiamento coletivo à luz da diversidade jurídica brasileira”, foi apenas um dos desafios na carreira do egresso. Ele é o primeiro profissional a destacar o tema no país. “Tratar juridicamente o assunto no Brasil, incluindo a edição de um livro (o primeiro do Brasil) sobre o tema crowdfunding, me deixa muito orgulhoso, é um assunto jovem em nosso mercado nacional. Sempre gostei de me dedicar a temas “novos” do direito, desde a propriedade intelectual de produções audiovisuais e música, até software pirata e compras coletivas. Mas ao que tudo indica foi no financiamento coletivo que resolvi produzir conteúdo mais consistente para compartilhar com outros profissionais que se interessem pelo tema”, afirma Vinicius.

Em ano de eleição, outro tema discutido foi “O financiamento das campanhas eleitorais.” A última palestra do evento foi ministrada pelo juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia.

Além da reflexão, a Semana Jurídica também aproveitou a ocasião para praticar a solidariedade. A organização pediu a doação de um quilo de alimento não perecível para ser entregue na Pastoral da Universidade como comprovante de inscrição. Foram arrecadados 800 quilos de alimentos, entregues para obras sociais da cidade.

Foto: Antonio Sávio