ex-aluno-marcel-maconaria

Ex-aluno de Psicologia do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Americana, Marcel Henrique Rodrigues, lançou o livro “Maçonaria e Simbologia: Uma Análise do Preconceito Através da História e da Psicologia”, disponível na Livraria Cultura e no site da editora Multifoco.

A obra, resultado do trabalho final da pesquisa de iniciação científica, financiada com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), demorou mais de dois anos para ficar pronta.

De acordo com o autor, o livro aborda tanto a questão histórica da maçonaria, suas origens e desenvolvimento até os dias atuais, quanto a psicológica, explicando símbolos e analisando os motivos que levam aos pensamentos, muitas vezes preconceituosos, da sociedade. “A pesquisa versa sobre a simbologia de modo geral, mas tentando compreender por que existe esse preconceito popular que  julga a maçonaria como uma seita satânica”, explicou Rodrigues em entrevista ao jornal Liberal em setembro.

“Estou bastante contente pela homenagem recebida pela Câmara Municipal de Sumaré, com a Moção de Congratulação n° 167/14 de autoria do Vereador Décio Marmirolli. Também fui homenageado com um bóton pela Loja José de Arimatheia de São Paulo. Mesmo não sendo maçom, recebi essa homenagem pelos estudos acadêmicos realizados na área”, finaliza Marcel.