daniel-munduruku-3

O Ex-Aluno de Filosofia do UNISAL Lorena (graduado em 1989), Daniel Munduruku, concedeu entrevista ao Canal Futura. A gravação do programa CONEXÃO FUTURA sobre Literatura Indígena foi ao ar dia 14/07/15.

O tema torna-se relevante pela questão histórica, ainda mais se levarmos em conta o crescimento exponencial da população indígena nas últimas duas décadas. De acordo com o levantamento mais recente do censo demográfico do IBGE, mais de 817 mil brasileiros se declaravam indígenas no ano 2010. A pesquisa registrou 274 idiomas entre as trezentas e cinco etnias encontradas.

E a literatura tem um papel fundamental para o resgate e a manutenção dessas culturas. Daniel Munduruku é autor de 47 livros sobre o tema voltados para os públicos infantil, juvenil e educadores. É também Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2006 e Diretor-Presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais. Recebeu diversos prêmios literários. É membro da Academia de Letras de Lorena. Confira a entrevista aqui!

daniel-munduruku-2