Curso é promovido por Academia de Líderes Católicos e Comissão Pontifícia para América LatinaALLINE Luiza de Abreu Silva- EX-ALUNA MESTRADO UNISALEm tempos de ânimos exaltados por conta do debate político em torno do mundo, Alline Luiza de Abreu Silva,  Ex-Aluna do Mestrado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, Campus São Joaquim, é um dos 30 nomes na América Latina, sendo três do Brasil, a serem escolhidos para um debate  mais embasado acerca do tema: doutrina social da igreja e compromisso político com a América Latina: por uma geração de católicos latino-americano na política.

A escolha é resultado de uma análise do envolvimento dos selecionados na vida política, social, e científica. E experiência na pesquisa e engajamento com a causa não faltam à nossa egressa.

“Concluí o mestrado no UNISAL, em 2015. A partir da conclusão, me tornei muito ativa na vida acadêmica, lecionando em faculdades. O convite para o curso surgiu pela Academia de Líderes Católicos, de Santiago, no Chile, e pela Comissão Pontifícia para a América Latina”.

A proposta do programa do post diplomado em Doutrina Social da Igreja foi enviada pela Comissão Pontifícia para a América Latina à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. E, logo após passar pelo processo de análise de seu envolvimento com as pesquisas e outras atividades em torno do assunto, Alline foi aprovada pela Pontifícia Comissão para América Latina e pela Academia de Líderes Católicos para o curso.

Serão 10 dias imersos em Roma, Itália, de 24/02/19 a 04/09/19. Alline irá participar de um post diplomado, que equivale a uma pós-graduação em Doutrina Social da Igreja. Com ela estarão políticos e outros representantes da América Latina, como a governadora de uma província do Peru, um deputado do Chile, um deputado estadual do Ceará, entre tantos outros nomes

Atualmente nossa egressa ministra aulas na Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Diamantina. E também se divide com a rotina de uma eterna estudante. Ela se prepara para o desafio assistindo a videoconferência, participando de fóruns e estudando encíclicas do Papa Francisco e outros documentos da igreja católica. Inclusive, tem-se debruçado nas bibliografias complementares oferecidas pelo curso e produzindo textos científicos.

A mestra em Direitos Difusos, Coletivos e Sociais atribui o processo de aprendizado à sua orientadora, Professora Doutora, Ana Maria Viola, que a incentivou continuamente em suas pesquisas e a ter um olhar humano sobre os desafios em promover o bem comum.

Os resultados serão divulgados logo após os trabalhos de pesquisa. “É uma alegria imensa participar do post diplomado, que constitui uma especialização, cujo o tema é de grande importância no mundo atual. Após cumprir todas as atividades acadêmicas, serei diplomada em Roma. Sempre foi um sonho!  Como uma boa filha de Dom Bosco aprendi no UNISAL que: “Deus nos colocou no mundo para os outros”. Essa frase, palavras de Dom Bosco, sempre carreguei em meu coração e Deus em sua infinita bondade me concedeu a graça de aperfeiçoar em um tema que me motivará mais ainda a colocar a minha vida, meu intelecto a serviço do outro. Estou feliz por poder contribuir para um debate mais embasado acerca do tema e também representar o meu Brasil”.

Quando questionada sobre o momento de intolerância sobre derivados temas sociais, Alline conclui que não podemos ser indiferentes com as questões sociais. Precisamos estar atentos e promover o bem comum sempre pautados nos valores cristãos. O Brasil é um país da esperança e precisamos nos unir na Construção da Civilização do Amor.

Assim que Alline voltar da viagem, o Programa Pra Sempre irá entrevistá-la novamente.

Em breve, mais notícias.