brinquedoteca 20 anos (65) siteProjeto foi incentivado pelo Curso de Psicologia do UNISAL

A Ex-Aluna do Curso de Psicologia do UNISAL (Unidade Lorena), Regina Caçador (turma 2017) está nos últimos preparativos para inauguração da Brinquedoteca Psicopedagógica, que receberá o nome da Prof.ª Dr.ª Antonia Cristina Peluso de Azevedo. Peluso é professora do Curso de Psicologia do UNISAL, coordenadora da Brinquedoteca e uma das idealizadoras do projeto pelo UNISAL.

A instalação ficará no bairro Pedregulho, em Guaratinguetá. A inauguração está prevista para dia 2 de abril de 2018. No local, também vão funcionar outros consultórios.

Outras informações pelo e-mail da própria Regina: regina_cacador@hotmail.com.

BRINQUEDOTECA CRISTINA PELUSO- EX-ALUNA REGINA CAÇADOR (3) BRINQUEDOTECA CRISTINA PELUSO- EX-ALUNA REGINA CAÇADOR (4)

SOBRE BRINQUEDOTECA E ATUAÇÃO DA EX-ALUNA

Brinquedoteca Psicopedagógica do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), do curso de Psicologia do UNISAL – Unidade Lorena – é sinônimo de compromisso social de atendimento às crianças com dificuldades de aprendizagem, comportamento e socialização, da cidade de Lorena e Região. O trabalho consiste na orientação dos pais, familiares, professores e escolas das crianças atendidas.  É nessa hora que os Alunos do Curso também têm a oportunidade de estagiar, ao realizar atendimento psicológico para crianças, jovens e adultos, especialmente à população carente de Lorena e região. Os professores supervisionam os estagiários nos atendimentos realizados.

Regina Caçador atuou por três anos e se apaixonou pelo Curso e pelo trabalho que conseguiu realizar na brinquedoteca. Por isso, juntamente com alguns colegas de profissão, irá inaugurar a própria brinquedoteca em Guaratinguetá que receberá o nome da Professora Cristina Peluso.

“Estamos na expectativa para essa inauguração. O desafio é enorme, assim como a vontade também em fazer o melhor”, avaliou Regina.

BALANÇO DE ATENDIMENTO BRINQUEDOTECA UNISAL

A brinquedoteca UNISAL atendeu quase 800 crianças, aproximadamente 350 pais e familiares, além de mais de 70 escolas envolvidas em duas décadas de existência. Com a oferta de diversos cursos de Formação de Brinquedista e Organização de Brinquedotecas homologados pela ABBRI (Associação Brasileira de Brinquedotecas),  também foi espaço para a realização de centenas de  pesquisas e artigos sobre o tema, além de ser pauta para vários livros e capítulos de livros juntamente com o grupo de pesquisa da ANPEP (Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia).

A Brinquedoteca está cadastrada na ABBRI, sendo considerada uma referência em brinquedotecas existentes em instituições de ensino superior. É a única deste modelo no estado de São Paulo.

O SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) está localizado no 2º andar do prédio Madre Mazzarello e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h.