formatura-adm-psi-rh-log (14)

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena, concluiu a enquete com os Alunos concluintes dos Cursos de Graduação em 2016. A ação, realizada por meio do Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, tem o objetivo de compreender como é a realidade do recém-formado, além de obter um retorno dele a respeito das competências obtidas e a qualidade do curso ofertado pelo UNISAL.

Dos 555 Ex-Alunos, 102 responderam ao questionário, o que representa uma amostra de 18%.

O resultado surpreendeu o Programa Pra Sempre. Veja os motivos!

70% dos participantes afirmaram estar empregados. Em comparação à enquete realizada no ano anterior, houve aumento de 20%. O número referente àqueles que já estão atuando em sua área de formação corresponde a 52%.

90% dos participantes disseram que o UNISAL ofereceu, de maneira plena ou suficiente, as características para exercerem a profissão, 77% declararam que o mercado de trabalho tem exigido prática profissional, sinônimo de preocupação e, ao mesmo tempo, desafio para eles, que conquistaram há pouco o diploma.

Otimista com a enquete, a Pedagoga Juciele Siqueira também ressalta a sua expectativa em relação ao mercado. Ela espera que os Alunos posam ser mais ouvidos  pelos empregadores  e que suas críticas ajudem a rever o que não está satisfatório, ao mesmo tempo que seja mantido aquilo que é positivo para o desenvolvimento de uma empresa.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), ter uma formação profissional aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade ativa ingressar no mercado de trabalho. A pesquisa “A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho”, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – 2010), mostrou também que os salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94% mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com carteira assinada, em confronto com candidatos com escolaridade inferior.

Para o coordenador de regulação da educação profissional, que representou o MEC no lançamento da pesquisa em São Paulo, Marcelo Feres, não há dúvidas de que a educação profissional tem sido cada vez mais atrativa para o jovem, por habilitar mais rapidamente para o mercado de trabalho.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgou, em 2014, que faria  uma pesquisa nacional com egressos da educação superior para coletar informações sobre empregos obtidos por profissionais formados. O estudo teve como base aqueles que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2009 e 2012.O órgão informou que os dados servirão para aferir o impacto da política de avaliação e estabelecer a relação entre o Enade, a qualidade da educação superior e a capacidade de conseguir trabalho. Os resultados, entretanto, ainda não foram divulgados.

Já a enquete realizada pelo Pra Sempre com egressos do UNISAL Lorena revelou que a formação humana, a facilidade de comunicação oral e escrita e a facilidade para trabalhar em equipe ocupam o topo das características oferecidas pelo UNISAL que foram listadas por eles.

37% declararam ter obtido a visão empreendedora. Um bom exemplo disso é o fato de que 6% deles terem aberto o próprio negócio.

A preocupação com a formação contínua também foi evidenciada: 85% dos recém-formados afirmam que têm intenção de realizar um Curso de Extensão ou de Pós-Graduação em 2017.

ex-aluno-unisalRafael da Silva Valim, que acaba de concluir o curso de História só tem a agradecer ao UNISAL.

“Gostei muito das oportunidades que a instituição ofereceu para meu crescimento. A cada ano a coordenação vem pensando projetos novos para usar no Curso. Inovação e criatividade têm sido os pontos fortes”, afirma Rafael.

Ele é um dos que está empregado e pretende realizar a Pós-Graduação em Formação de Docentes para o Ensino Superior.

Já a Ex-Aluna, Caroline Correia, aproveitou a enquete para fazer uma solicitação à instituição onde ela se graduou. “O UNISAL poderia realizar atividades e projetos psicológicos que visem as necessidades dos estudantes e da população da cidade”, registra Caroline.

Em uma avaliação geral, 40% deles afirmam que o UNISAL é 5 Estrelas.

Dentre os participantes da enquete, 4 ganharam um kit como símbolo de nossa gratidão. Os premiados foram:

Samantha Carvalho Xavier – Engenharia Civil

Vanderson Lobo – Engenharia Civil

Natasha Sanches de Barros Ozório – Direito

Caroline Figueira – Gestão de Recursos Humanos

Parabéns! O UNISAL os aguarda para a retirada do presente.

“Precisamos ficar atentos aos sinais que o mercado tem demonstrado e contribuir diariamente, com pequenas ações, para garantir que nossos egressos sejam bem empregados na área escolhida. Essa é a missão do Pra Sempre!” – afirma a responsável pelo Programa na Unidade de Lorena, Adriana Neves.