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Devido ao cenário de instabilidade econômica que o país enfrenta, muitas pessoas que estavam pretendendo abrir seu próprio negócio resolveram adiar o projeto de dar esse importante passo em suas vidas. Outras, já empresárias, receosas com as incertezas do mercado optaram por tirar os pés do acelerador e cortar investimentos como medida preventiva.

Você se enquadra em algum desses 2 grupos de pessoas? Está receoso se deve empreender nesse momento de crise ou aplicar recursos financeiros em seu negócio? Então continue lendo este artigo…

Alguns pontos importantes sobre a crise

Em primeiro lugar, a crise que estamos passando atualmente não é causada somente por um caso isolado, e sim, pelo somatório de vários acontecimentos (internos e externos) que ao longo do tempo culminaram em uma economia extremamente fragilizada.

Por exemplo, podemos citar como fatores externos a desaceleração da economia na China e a expectativa do aumento das taxas de juros nos EUA; como internos a crise hídrica (muito grave principalmente no estado de SP), a desvalorização do real, o uso indevido do dinheiro público, os escândalos da Petrobrás e tantos outros decorrentes da nossa má administração (governo).

Adivinhe qual foi a consequência de tudo isso para o Brasil?

No primeiro trimestre de 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) ficou 0,2% menor na comparação com o mesmo período do ano passado. O desemprego em maio registrou o quinto aumento seguido, subindo para 6,7% (estava em 6,4% em abril e em 4,9% em maio de 2014). A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) cresceu 0,82% em junho, alta de 6,42% no ano e 9,15% em 12 meses. Em maio, segundo o IBGE, a renda real (já descontada a inflação) dos trabalhadores recuou 1,8% sobre abril e 5,8% no confronto com maio de 2014 – Dados SEBRAE.

Mas calma… Tudo que acontece de bom ou ruim, dentro e fora do país, de alguma forma incide em nossa economia, trazendo reflexos positivos e negativos a curto, médio e longo prazo.

Todo cenário de mudanças gera desconforto e insegurança, mas em períodos de crise, apesar da retração, é importante entender que o mercado não para! O que muda é o comportamento do consumidor.

O consumo continuará acontecendo, porém, agora com mais critério e cautela, onde se prioriza o que realmente é importante. A oportunidade de negócios sempre estará presente, mas talvez em outro lugar ou em um segmento diferente do que atua.

Fatores pertencentes ao que chamamos academicamente de macroambiente (forças políticas, econômicas, legais e da natureza) sempre estarão fora do alcance de controle do empreendedor, daí a importância de um planejamento consistente, que permita o desenvolvimento de produtos e serviços que sejam menos impactados por tais fatores.

Lembre-se, adaptar-se às circunstâncias é uma virtude indispensável para empreendedores. “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.”

O que eu posso fazer em meu negócio para minimizar os efeitos da crise?

Se você já é empresário e tem um negócio rodando, saiba que esse é o momento ideal para um check-up completo de suas atividades, assim poderá minimizar os impactos gerados pela crise, melhorar o que tem a oferecer, reduzir custos e ainda sair fortalecido.

Vamos a algumas dicas para que você atinja esse resultado em seu negócio:

– Reavalie seus produtos e serviços: descubra como os seus clientes veem o que você oferece. Seus produtos / serviços são essenciais? O que você poderia fazer para que eles agreguem mais valor aos seus consumidores e se tornem indispensáveis? Eles atendem totalmente ou parcialmente a uma necessidade do mercado? Descubra novas necessidades e implemente-as o mais rápido possível.

– Repense sua carta de vendas: como já disse aqui, mudanças de cenário econômico trazem novo comportamento, e com isso, novas objeções de compra surgem. Indague seus clientes para descobrir os motivos pelos quais eles não adquirem seus produtos / serviços. Deixe-os falar e aprenda com eles, assim você poderá solucionar os problemas apontados e pensar em como matar as novas objeções na próxima venda. Se alguém apontou algo negativo, as chances de que outra pessoa aponte também são grandes.

– Analise seus processos: colete a opinião de seus colaboradores sobre como o trabalho que realizam pode ser desempenhado com mais eficiência, com melhor qualidade e com menos custos. Reveja a forma como cada atividade é realizada. Uma pequena melhoria implementada em seus processos pode lhe trazer ganho de tempo e dinheiro. Produção mais barata, abre a possibilidade de rever os preços que pratica e com isso torna-lo mais competitivo no mercado.

– Inove: não faça mais do mesmo! Não espere deslanchar no mercado em um cenário econômico incerto se existem vários produtos / serviços exatamente iguais ao seu. É preciso ter um diferencial que o destaque de seus concorrentes, e ele precisa ser claro e evidente. Esse é um assunto extenso, abordarei melhor em outro post, mas por enquanto recomendo a leitura do livro Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias.

– Busque novos mercados: que tal explorar novas regiões para atuar? Se o seu negócio opera de forma local, já pensou em buscar mercados em outros bairros, cidades, regiões ou a nível nacional? Caso já trabalhe em todo território, por que não vender para outros países? Acha complicada e cara essa nova perspectiva? Eu lhe digo que é mais simples e barato do que imagina. A tecnologia e a internet estão aí para encurtar distâncias e quebrar definitivamente barreiras geográficas. Com serviços como o Site Express, sua empresa pode estar operando na web de forma totalmente profissional em até 72h, e seus produtos / serviços estarão acessíveis para quem se interessar por eles.

É possível superar a crise?

Apesar da retração econômica e do pessimismo coletivo que se instala pelo país é possível sim superar a crise, e o melhor, tirar proveito dela.

Não estou dizendo que é uma tarefa fácil, claro que requer empenho, dedicação e muita força de vontade, assim como todas as coisas importantes da vida. Mas é algo totalmente possível e que inclusive podemos comprovar pelo sucesso de vários empreendedores da atualidade.

Não se deixe levar pelas lamentações e pela tendência que temos de tirar o ônus da culpa de nossos ombros. Fazer o seu negócio crescer e faturar mais depende exclusivamente de você.

Gaste energia pensando em soluções, não em problemas! Seja ousado, mas sem deixar de lado os 4 principais pilares que regem a gestão de qualquer empreendimento de sucesso, que são:

– Planejamento: organize suas ideias. Elabore um plano detalhado de como ir do ponto A (onde você está) ao ponto B (seu objetivo). Considere o máximo de detalhes possíveis de todos os aspectos que englobam sua ideia, como por exemplo: investimento, tempo, equipe, características do produto / serviço, logística, força de vendas, público-alvo, ações publicitárias, etc. Quanto mais informação, menos chances de dar errado.

– Execução: agora é a hora de colocar a mão na massa e ir à luta seguindo o planejamento definido no item anterior. Monitore de perto toda a execução de forma que se afaste o menos possível do que foi planejado.

– Verificação: esta etapa pode ser realizada paralelamente à execução e consiste na coleta de informações e dados de tudo que foi e está sendo executado. O objetivo é encontrar os pontos fortes e principalmente os fracos do projeto, servindo como base para a correção de suas falhas. “Não se pode administrar aquilo que não se mensura”.

– Correção: aqui o projeto se torna mais robusto e chega mais perto do ideal através de medidas corretivas que sanem as deficiências identificadas no item anterior. Cada vez que essa etapa é executada, seu negócio ganha força e se torna mais competitivo.

Os pilares constituem passos ininterruptos de um ciclo que jamais deve ser deixado de lado.

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Negócios que estão crescendo mesmo com a crise

Apesar das dificuldades econômicas alguns segmentos de mercado vem ganhando força com taxas de crescimento significativas, indicando a possibilidade de bons lucros a curto prazo.

Se você ainda não tem uma ideia de negócio para empreender, iremos listar abaixo alguns negócios que estão se expandindo e com isso se tornando tendência.

Caso já seja empresário, investir em novos produtos / serviços pode ser a chave para sair ileso deste momento turbulento.

Seja criativo, soluções complementares às oferecidas pelos segmentos a seguir também podem ser boas sacadas:

– Cosméticos: a vaidade é um sentimento presente na maioria das pessoas e algo que se tornou indispensável como fonte de alto-estima. A auto-estima situa-se quase no topo da pirâmide das hierarquias das necessidades básicas do ser humano identificadas por Maslow, o que impulsiona o consumo de produtos relacionados à beleza, mesmo que o orçamento esteja prejudicado por outras despesas.

– Alimentação: devido à falta de tempo da maioria das pessoas, principalmente nas grandes cidades, comer na rua e comprar alimentos prontos se tornou algo indispensável. Porém, a forte tendência da “geração saúde” quebrou os velhos hábitos e impulsionou o consumo de opções com menos gorduras e produzidas a base de grãos. Se optar por este segmento, lembre-se de fugir do comum!

– Consertos e reparos de produtos: com o intuito de priorizar o extremamente necessário, consertar aquele utensílio ou produto que parou de funcionar pode ser uma grande pedida quando se quer economizar. Na maioria das vezes, o reparo pode sair bem mais em conta que a compra de um novo produto, se tornando gradativamente a opção mais procurada por consumidores. Toda demanda pode gerar bons lucros!

– Educação: na minha opinião este é o segmento do momento. A necessidade de crescimento ou recolocação profissional tem estimulado cada vez mais pessoas a procurarem capacitação. Então, porque não aproveitar aquela sua habilidade que está adormecida para ajudar pessoas e ainda ganhar um bom dinheiro? A hora é essa!

Conclusão

Mesmo com as incertezas e inseguranças é possível sim iniciar um novo negócio durante a crise.

Se você já faz parte do time dos empreendedores, profissionalize e aprimore o máximo possível o seu negócio. Atenda às necessidades e entenda cada vez mais o seu cliente.

Negócios que se sustentarem e crescerem nesse período, tem grandes chances de se solidificarem e se consolidarem como líderes em seu segmento quando tudo isso passar.

Perseverança, resiliência, persistência e visão soam como o Mantra da vez! “Quem tem um porque, enfrenta qualquer como (Viktor Frankl), então arregace as mangas sem “mimimi” e faça o seu negócio prosperar!

Alexandre Espada concluiu o curso de Ciência da Computação no UNISAL Lorena em 2010. Atualmente é gerente de projetos.