dominio-cognitivo

É fato que o conhecimento não é único. Aliás, atualmente falar em conhecimento pode ser considerado um erro, afinal de contas, o que determina o desempenho de um aluno está ligado à diversas habilidades que são construídas ao decorrer das suas experiências nos mais variados ambientes.

Não há como falar em domínios de aprendizagem e deixar de lado a Taxonomia de Bloom. Conforme descrevem pesquisadores da UNIFEI, “a ideia central da taxonomia é a de que os objetivos educacionais podem ser arranjados numa hierarquia do mais simples (conhecimento) para o mais complexo (avaliação)”.

Hoje, vamos abordar um dos Domínios de Aprendizagem: O intelectual ou cognitivo. Os demais são Afetivo-social e Sensório-psiconeurológico.
Portanto, de acordo com Bloom, esta é a hierarquia para este domínio:

Nível 1: Conhecimento
Lembrar de algo sem necessariamente compreendê-lo, usá-lo ou modificá-lo.

Nível 2: Compreensão
Compreender algo que foi comunicado sem necessariamente relacioná-lo a outra coisa.

Nível 3: Aplicação
Usar um conceito geral para solucionar problemas em uma situação particular. Usar material aprendido no passado em situações novas e concretas.

Nível 4: Análise
Decompor algo em suas partes podendo focar na identificação de partes ou na análise de relações entre as partes, ou no reconhecimento de princípios organizacionais.

Nível 5: Síntese
Criar algo novo juntando partes de ideias diferentes de modo a formar um todo novo.

Nível 6: Avaliação
Julgar o valor de recursos ou métodos aplicados numa situação particular; julgar com o uso de critérios claros.

Talvez essa hierarquia explique o porquê de você se lembrar de uma informação sem necessariamente saber onde ou como a obteve. Explica também as inúmeras capacidades cognitivas que aprendemos quando crianças, como por exemplo, andar e falar.
Não só isso. O domínio cognitivo é aquele que, teoricamente e tradicionalmente, as instituições de ensino dão maior importância e podem mensurar de forma objetiva. São os casos das aulas de matemática, português e as demais velhas conhecidas desde a infância.

Mas as competências do ser humano vão além… Em breve vamos falar dos demais domínios de aprendizagem. Continue acompanhando nossos conteúdos.

Adriana Neves concluiu o MBA em Gestão de Pessoas no UNISAL Lorena em 2014. Atualmente é Assistente de Comunicação e Marketing.

*Texto originalmente desenvolvido para a Plataforma JUNTOS.