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As emoções e os relacionamentos interpessoais são aspectos que moldam o ser humano, por isso é tão importante leva-los em consideração no processo educativo desde a infância até a idade adulta. Assim como se faz necessário conhecer os números, as regras e as teorias, é preciso que a escola se preocupe com as questões ligadas ao comportamento do aluno, não com a responsabilidade de tomar o papel dos pais, mas para alinhar as atitudes ao processo educativo e integral.

Em outra ocasião, falamos sobre o primeiro dos domínios de aprendizagem abordado na Teoria de Bloomo intelectual. Desta vez, dedicamos o artigo na compreensão do domínio afetivo-social, também contando com o texto sobre Taxonomia de Aprendizagem, organizado pela UNIFEI, disponível neste link.

De acordo com Bloom, a hierarquia para este domínio é definida conforme segue:

Nível 1: Recebendo
Receber estímulos de forma consciente passivamente, por exemplo, ouvindo.

Nível 2: Respondendo
Responder aos estímulos conforme as expectativas.

Nível 3: Valorizando
Ter comportamento consistente com única crença ou atitude em situações onde não é forçado a obedecer.

Nível 4: Organizando
Comprometer-se com um conjunto de valores que são demonstrados pelo comportamento.

Nível 5: Caracterizando
Comportar-se na totalidade de forma consistente de acordo com os valores internalizados.

Com esta hierarquia podemos refletir sobre o porquê de alguns alunos terem comportamentos não adequados no ambiente escolar, como indisciplina e desobediência. Assim, como o domínio intelectual, o afetivo-social precisa ser trabalhado, pois vai determinar como o adulto vai lidar com questões ligadas aos seus valores.

Saber seguir uma conduta ética, baseada em valores permite que crianças e adolescentes se desenvolvam para um mercado de trabalho que exige, muito mais que conhecimentos técnicos, mas também características que contribuam para o bom relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, liderança etc.

A discussão, no entanto, não para por aqui… Em outra ocasião vamos falar sobre o terceiro domínio de aprendizagem, o psicomotor. Continue acompanhando nossos conteúdos.

Adriana Neves concluiu o MBA em Gestão de Pessoas no UNISAL Lorena em 2014. Atualmente é Assistente de Comunicação e Marketing.

*Texto originalmente desenvolvido para a Plataforma JUNTOS.