disponivel-imediato-sera-2

Realizar sonhos e colocar ideias em prática exige energia e disponibilidade verdadeira.

Certa vez, quando estava no início de um novo ciclo, uma querida amiga me disse:“Cuide bem disso, porque sonhos, projetos e relacionamentos são como plantas, se você não estiver disposto a cuidar, morrem”. E morrem mesmo! Pensei em quantas ideias abandonei no meio do caminho. Lembrei dos projetos em que eu realmente me empenhei e trabalhei duro por eles e que hoje, me enchem de orgulho!

O que faz uma ideia ser levada adiante é a sua disponibilidade para colocá-la em prática. Óbvio? Nem tanto. Não é sempre que estamos dispostos a cuidar do que nos propomos a fazer. Ter disponibilidade vai além da frase “Disponível para início imediato”, sempre presente nos currículos. Será mesmo que você está disposto para começar agora?

Essa tal disponibilidade também vale para nossa vida pessoal. Uma amizade que não carrega disponibilidade para compreender, ouvir e falar a verdade, morre. Um casamento que não tem o mínimo de disponibilidade para a compreensão das diferenças, morre. E um sonho nunca deixará de ser sonho, se o sonhador não tiver disponibilidade para encarar os desafios que, um dia, transformarão seus sonhos em realidade.

Gosto muito do exemplo de disponibilidade das mães. Mães gastam uma energia imensurável para cuidar, educar e proteger seus filhos. Entre tantas felicidades desta vida, amar traz a incrível força para ter disponibilidade! Então, se for preciso, coloque mais amor ao seu jeito de fazer as coisas. Lembre-se de como a sua mãe está sempre disponível para ajudar.

Assim como felicidade, disponibilidade não é coisa de gente preguiçosa. É preciso ter coragem para levantar todos os dias, recomeçar, fazer uma prece, tomar um café e, como diz a nova música do Arnaldo Antunes: “Põe fé que já é”!

Tente! Com o tempo, você vai notar que ter disponibilidade muda muita coisa. Aconteça o que acontecer, esteja disposto e de coração aberto. A fórmula é antiga, mas a necessidade deste comportamento é urgente.

Vanessa Espíndola concluiu o MBA em Gestão de Pessoas no UNISAL Lorena em 2014. Atualmente é Palestrante e Assessora de Imprensa e Produção de Conteúdo.