IMG-20190405-WA0076                Ex-Alunos marcam presença nos eventos

2019 será um ano de muitas novidades no UNISAL. A começar pelo Vestibular de inverno, com inscrições abertas desde o dia 15/04/2019.

E as Aulas Inaugurais dos Cursos também deram o tom do que esperar de uma instituição que está há mais de seis décadas no mercado e que promove a inovação contínua de sua infraestrutura e o protagonismo do aluno. Confira as fotos.

Entre os meses de fevereiro a abril foram realizados eventos de boas-vindas aos alunos dos cursos do UNISAL.

Na Unidade Lorena, a Engenharia Civil finalizou as atividades no dia 11 de abril, com a palestra “Oportunidades e Desafios para os Futuros Engenheiros Civis”, com a Engenheira Civil, Siane de Sene.

Em 02 de abril, os alunos dos Cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica do UNISAL puderam conferir um pouco mais sobre um tema instigante. Coube ao Criador da Academia de Líderes para construção de equipes de alto desempenho, Consultor Empresarial e Palestrante e Investidor Anjo para ideias brilhantes, Rogério Galam, falar sobre a “Engenharia 5.0 – Como será a Profissão do Engenheiro do Futuro”. “Acho muito importante essa interação com os alunos, principalmente para mostrar as competências e habilidades que o mundo o trabalho demanda. Só assim, formamos profissionais capacitados, seres humanos interessados em multiplicar e não apenas focados em resultados”, revela Galam.

Os Cursos de Gestão (Administração, Ciências Contábeis e de Tecnologia em Recursos Humanos) também apostaram na humanização e no propósito de vida ao convidar uma paraquedista de voos altos, Claudia Andrade, para falar sobre o tema no dia 28 de março. A Gerente de Recursos Humanos do Grupo Ártico, professora universitária e Fundadora do Instituto Claudia Andrade, levou os alunos à autorreflexão sobre a importância de atitudes que podem impulsionar qualquer área da vida.

As Aulas Inaugurais do Curso de Direito foram divididas em duas datas. Para os alunos do período noturno, foi realizada em 28 de março, quando a “Reforma Trabalhista: contos e fábulas”, foi assunto para a apresentação do Mestre em Direito, Avaliador da Editora Abril – Guia do Estudante (Cursos de Direito e do INEP – MEC, Marco Antônio Lopes Campos, desmistificou o desafio que é tratar sobre o tema na sociedade atual, e quais aspectos principais de mudanças nas relações de trabalho. Já para os alunos do período da manhã, o dia 18 de março foi escolhido para abordagem do tema, “Motivação: O Combustível da Vida”, por Érica Cristiane Belon Galvão. Em sua fala, a empresária, contou um pouco mais sobre sua Escola de Carreiras, que possui em Itu, SP, com foco no desenvolvimento da Alta Performance.

Em tom de comemoração, o Curso de História promoveu no dia 15 de março a sua Aula Inaugural, em que contou com a participação do Professor do Curso, Francisco Sodero, também Ex-Aluno UNISAL. O docente completa 50 anos de pesquisa e docência e com tanta experiência pode retratar um pouco mais sobre “Os Desafios do Historiador em um mundo de incertezas”. Sodero também foi homenageado com uma placa com destaque à sua contribuição para o UNISAL e para a sociedade.

No mesmo dia, o Curso de Educação Física também promoveu sua aula inaugural em que o Professor do curso, Fabrício Peres, falou sobre a importância da “Atividade física, envelhecimento e saúde”. O evento também marca o início das comemorações de 20 anos do reconhecimento da profissão). Por isso, a Biblioteca do UNISAL foi contemplada ao receber das mãos do membro do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região do estado de São Paulo, Professor Maurício Galdino, um Kit do “Selo Literário”. Na oportunidade, o atual coordenador do Curso, Eduardo Nagata, e Ana Corrêa, Gestora da Biblioteca UNISAL, receberam os exemplares que irão se juntar a tantos outros títulos que enriquecem o acervo e ajudam a formar profissionais mais capacitados para o mercado e para a sociedade.

Ex-Alunos também marcaram presença nas Aulas Inaugurais dos Cursos de Psicologia e Pedagogia.

No dia 11 de março, a Pedagogia trouxe o tema “Diversidade de Inclusão: Desafios e Experiências Exitosas no Processo de Inclusão Escolar”, em que contou com as palestrantes pedagogas, Prof.ª Ana Cristina de Oliveira Costa Manso- Pedagoga e Prof.ª Bruna Fernandes Reis, além da psicóloga graduada no UNISAL, Prof.ª Dênia Gomes. As profissionais atuantes na educação pública e privada de ensino retrataram as dificuldades e até mesmo o crescimento intelectual ao se depararem com a diversidade no campo da educação.

O curso de Psicologia contou com Juliel Modesto de Araujo, Psicólogo e Mestre em Educação, para falar dos “Aspectos Éticos e as novas propostas de intervenções – Desafios da Psicologia enquanto ciência”. Em 2019, o curso comemora 50 anos de existência e atuação em projetos importantes e de grande abrangência, que ultrapassam mais de 20 mil pessoas atendidas por ano.

A Filosofia UNISAL contou com a participação do Pró-Reitor de Extensão, Professor Antonio Wardison, que trouxe o tema “Legado Ético Ocidental: Perspectivas Adversas”.

Os Cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu também realizaram suas aulas inaugurais no mês de março. O Mestrado em Direito, trouxe o Professor Doutor José Levi Mello do Amaral Júnior, docente de Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Largo São Francisco- USP e do Doutorado e Mestrado do UNICEUB, que retratou o tema “Organização dos Poderes e realização de Políticas Públicas” ao público presente, formado por mestrandos e também alunos do Curso de Direito.