como-realizar-apresentacao-poderosa

Primeiramente gostaria de agradecer por acompanhar os conteúdos deste hotsite.

Você, em algum momento já deve ter enfrentado o desafio de falar em público, correto? Ainda que se torne algo corriqueiro, o frio na barriga, as mãos suadas o acompanha por um tempo, não é?

Acalme-se! Este é um “mal” necessário. Afinal de contas, em algum momento você precisa expor suas ideias, seja em sala de aula, seja para um grupo de empresários, ou em um evento.

Muitas pessoas avaliam uma apresentação como algo ruim por conta do medo que sentem. O Jornal Inglês, Sunday Times, realizou uma pesquisa e detectou que 41% dos entrevistados têm medo de falar em público, enquanto somente 19% têm medo da morte.

A pesquisa realizada pela Revista VOCÊ SA mostrou que 64% de 481 leitores dizem ter medo de falar em público.

De acordo com o site Somos Todos Um, a dificuldade de falar em público está ligada à insegurança interna, à ilusão da perfeição e à falta de maturidade. O medo de se expor está ligado ao receio de uma análise negativa, de reprovação e do ridículo.

Mas essa dificuldade pode ser combatida. E o combate exigirá de você preparação, segurança e confiança no que tem a dizer.

Neste post é apresentado um roteiro. Isso mesmo! Um roteiro de apresentaçãopara que você se planeje e se sinta mais confiante no momento de expor suas ideias e com isso realize uma apresentação poderosa. Eu tomei conhecimento dele no Curso de Formação de Palestrantes que participei, com o Marcelo de Elias. Trata-se de um roteiro desenvolvido pelo Roberto Shinyashiki, adaptado pelo Marcelo e divulgado amplamente.

como-fazer-apresentacao-poder

Aliás, este roteiro serve para tudo: Um texto, uma apresentação oral, um vídeo, um podcast. Vamos a ele:

1. Agradecimento
Seja rápido e preciso.

2. Tema
Apresente a ideia central.

3. Problema/ Desafio/ Oportunidade
Aponte o problema. Mostre empatia.

4. Sinais do Problema/ Desafio/ Oportunidade
Fale sobre situações que evidenciem o problema. Aproveite as pesquisas. Utilize gráficos e imagens.

5. Causa
Demonstre conhecimento sobre a raiz da questão.

6. Desejo/Limitações
Aponte as limitações que impedem a resolução do problema, mas com um toque de positividade.

7. Método
Apresente o método para resolver o problema.

8. Motivação para realizar o método
Utilize frases motivadoras que despertem as pessoas para uma ação.

9. Chave de Ouro
Feche com uma citação, uma mensagem positiva.

10. Agradecimento
Seja rápido e preciso.

Ou seja, vá da angústia ao alívio! Utilize o bom humor, conte histórias, dê exemplos… Isso ajuda a envolver o público.

Tenha consigo este roteiro, não como uma fórmula mágica, mas sim como um instrumento que dará maior segurança para apontar os pontos necessários para envolver a plateia, passar o seu conteúdo e garantir uma apresentação poderosa. Adapte-o de acordo com a ocasião. E treine! Treine muito. Tenha em mente que podemos desenvolver várias habilidades. Enquanto você não se desafiar, nunca saberá até onde pode chegar.

Já dizia Aristóteles que a excelência é um hábito. Então pratique!

Agora que você já leu o conteúdo, repare: este texto foi todo elaborado seguindo o roteiro. Leia-o novamente e observe. Use-o como um exemplo e veja o poder que terá suas apresentações.

Muito obrigada pela leitura. Volte sempre!

Adriana Neves concluiu o MBA em Gestão de Pessoas no UNISAL Lorena em 2014. Atualmente é Assistente de Comunicação e Marketing.