robotica-geg-lorena (1)

O Grupo de Educadores Google ajuda nessa missão

Não é de hoje que a gigante da Internet incentiva o uso da Tecnologia na educação. Por meio do Grupo de Educadores, cada vez mais, escolas do mundo todo, levam a tecnologia para a sala de aula e transformam a realidade de professores e estudantes.

Em Lorena, SP, não é diferente. Composto por cerca de 60 pessoas, o Grupo de Educadores Google (GEG) tem o objetivo de atrair multiplicadores capazes de disseminar o uso das Tecnologias Google em sala de aula e contribuir na inovação do ensino.

Em outubro, com o novo líder, Thiago Borges, Ex-Aluno de Psicologia do UNISAL, o GEG ofereceu um curso de capacitação sobre “Aplicações da Robótica em sala de aula”, no último dia 29.

robotica-geg-lorena (20)A formação foi guiada pelo Prof. Deivid Rodrigues Fidalgo, da Tecnia, que realiza um trabalho de ensino com Robótica na cidade de Cruzeiro, SP. A empresa é parceira da iniciativa e foi a patrocinadora dessa capacitação.

Deivid explica que a Robótica é uma ciência multidisciplinar em que são aplicados conhecimentos para construção de diversos tipos de montagens (robôs), por meio de softwares especializados. Trata-se de um processo educativo, pois alunos estudam conceitos de lógica de programação, Engenharia Mecânica (projeto de peças mecânicas dos robôs), Física Cinemática (movimentos e articulações do robô), Matemática, Inteligência Artificial, dentre outros saberes.

Em uma conversa com o responsável pelo Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno na Unidade de Lorena, ele contou um pouco sobre a mudança de comportamento que a robótica oferece. “Uma vez uma mãe de aluno ficou impressionada com a postura do filho na equipe de robótica. Ela disse que mal conseguia reconhece-lo, pois era introvertido… Na equipe de robótica, ele passou a ter postura de liderança.”

Deivid destaca que o espírito de competição contribui, e muito, para a formação dos alunos, pois, a partir de um desafio, eles precisam se unir, discutir e chegar a uma solução para o problema em questão.

Carla Taciana, Ex-Aluna de Geografia, aprovou a capacitação. “Foi muito bacana. Pra quem teve um primeiro contato com a robótica, como é o meu caso, foi bem didático. Fiquei encantada com as possibilidades.”

Veja aqui o álbum com as fotos.