I Seminário do Dia da Matemática

Um verdadeiro encontro de “malucos” por cálculos.
Em comemoração ao Dia da Matemática, o curso de Matemática do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena – campus São Joaquim, realizou nesta quarta-feira, 06 de maio, duas palestras sobre o tema. O evento contou com a presença de formandos da primeira turma do curso.
Antonio Sérgio Cobianchi, da USP, falou sobre a “Matemática no Brasil: um panorama de progressos e problemas”.
Cobianchi é ex-aluno do UNISAL, formou-se na primeira turma do curso, na década de 70. Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática e do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Epistemologia em Educação Matemática, ele apresentou o tema aos alunos da forma mais didática possível.
Mas segundo a coordenadora do curso, Dr.ª Emiliana Amorim, a maioria dos 65 alunos do curso do UNISAL quer ser professor. “Um desafio e tanto para esses novos docentes, por isso a importância de eventos que estimulem o raciocínio lógico-matemático entre os alunos é de extrema importância”, afirma Emiliana.
O evento realizado neste dia 06 de maio no Salão do Júri também contou com a palestra do Prof. Ronaldo Nogueira Rodrigues, também ex-aluno do UNISAL, que falou sobre a “Atual situação do Ensino da Matemática”.
Ronaldo integra o corpo docente do curso de Matemática do UNISAL, que tem mais de 40 anos de tradição.
Os professores são unânimes em dizer que é preciso aumentar a participação das crianças na produção do conhecimento, pois elas não suportam mais regras e técnicas que não fazem sentido.
Por isso, no próximo mês de outubro, o curso vai realizar a tradicional Olimpíada de Matemática, com o objetivo de aproximar do UNISAL os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.