cartilha-bullying-3

Material foi elaborado pelo UNISAL e seus Ex-Alunos, Núcleo de Extensão, Prefeitura e Smart Educ.

O Programa de Mestrado em Direito do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena – Campus São Joaquim, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e do Centro de Extensão Universitária e Ação Comunitária P. Carlos Leôncio da Silva, do UNISAL, em parceria com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Lorena, estão sorrindo à toa.

O motivo são os resultados colhidos com a “Cartilha de Direitos Humanos”, com foco na prevenção do Bullying.

Nos meses de fevereiro e março a comissão organizadora fez uma série de visitas às escolas de Lorena para distribuir o material.

Os depoimentos, desenhos e redações provaram que o público-alvo, ou seja, jovens e crianças, entenderam a grandeza do problema e, principalmente, conheceram formas de combatê-lo no cotidiano.

O material, que conta com o apoio da Escola Smart Educ de Lorena, pode ser acessado aqui na versão online.

O álbum é o quinto de uma série que visa melhorar a sociedade, com a promoção da paz nas escolas e a busca por um mundo melhor.

A produção traz  desenhos coloridos feitos por alunos da cidade e que foram selecionados no concurso “Promoção da Paz”, realizado em outubro de 2015, além dos textos de pesquisa dos professores do Mestrado do UNISAL.

No Brasil, segundo o Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar, esse tipo de violência atinge 45% de alunos do ensino fundamental, entre agressores, vítimas e vítimas/agressores.

A problemática tratada de uma forma tão didática também chamou atenção do I Congresso Internacional de Derechos Humanos. O material será incluído no evento, que irá acontecer nos dias 21 e 22 de abril, na cidade de Santiago/Chile. A programação é organizada  pela Universidad Católica Silva Henriques e pelo Programa de Mestrado em Direito do UNISAL.

O projeto conta com o poder público representado pelo Ex-Aluno UNISAL, Roberto Bastos, secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Lorena.

Parabéns a todos os envolvidos!