ex-alunos-dom-bosco

Dia 25 de janeiro  de 2016 Oswaldo Dalpiaz, Presidente Nacional dos Ex-Alunos de Dom Bosco, divulgou uma carta especial.

“Prezados Ex-alunos

Terminamos o ano de 2015 com a mensagem, do Papa Francisco, sobre o ANO SANTO DA MISERICÓRDIA. Que esta mensagem possa nos acompanhar durante o ano de 2016 e seus frutos permanecerem conosco durante nossa vida. Como diz o Papa “ a vida é uma peregrinação e o ser humano é um viajante”.  Caminhemos, pois, em direção  da misericórdia de nosso Deus.

2015 foi um ano todo especial para a Congregação Salesiana e para nós, ex-alunos, também. Juntos, comemoramos os 200 anos do nascimento de Dom Bosco. Alguns puderam participar mais intensamente. Outros, nem tanto. O importante é que o ardor por Dom Bosco não pode e nos abandonar.  Aqueles ensinamentos recebidos enquanto éramos alunos, devem nos animar e a partir deles  construir uma sociedade melhor. No meio de tanto descrédito e de pessimismo, somos chamados a ser presença significativa através da honestidade (honestos cidadãos) e de um comportamento marcado pelo trabalho e comprometimento (bons cristãos).  Ser ex-aluno é participar de um grande projeto de fazer o bem.

Para o Movimento dos Ex-alunos, 2015 foi também um ano de muita animação. Representantes de quase 40 países estiveram reunidos em Roma para eleger a nova Diretoria Mundial e compreenderem melhor o carisma salesiano ( Na diretoria temos um representante brasileiro, o Eduardo Cavalcante).  Realmente, foram momentos inesquecíveis de harmonia, oração, convivência e de mútua animação.  Foi muito animador ver o bem que muitos ex-alunos estão fazendo em seus países. Enchem-se de orgulho quando se dizem ex-alunos de Dom Bosco. A mensagem que recebi dias atrás  retrata bem isto: “Yo hablo salesiano. Y vos?”

Aqui no Brasil, o movimento também está fazendo sua “peregrinação”.  Vemos com muita alegria notícias de Uniões que estão surgindo, outras se reorganizando, encontros regionais reanimando quem estava desanimado, ex-alunos assumindo protagonismo de manter obras sociais. É uma bela movimentação.  Vamos estabelecer um link de informações para nos animar mutuamente. Para dar maior consistência a esta caminhada, o Conselho Nacional irá se reunir nos dias 8, 9 e 10 de abril em São Paulo.  Irá revisar as ações previstas para 2015 e programar o que virá para 2016.  Estejamos todos ligados.

No dia 24 comemoramos São Francisco de Sales. Santo que Dom Bosco escolheu em razão de sua mansidão, de sua dedicação à Igreja e de seu carisma de acolhida. Do nome Sales é que vem Salesiano.

No dia 31 comemoraremos a festa religiosa  de Dom Bosco. Em todo mundo salesiano, é um dia de muita alegria, celebração e de fortalecimento das convicções em segui-lo no seu projeto cristão e educativo. Como ex-alunos, sintamo-nos unidos à Família Salesiana, agradecendo a Deus pela grande graça de participarmos de seu projeto e do bem que é feito diariamente em todas as frentes onde os salesianos se encontram. É bonito pensar que são 133 países que usufruem da ação evangelizadora e educativa dos salesianos. E nós, como ex-alunos podemos participar, assim como muitos já o fazem, com experiências belíssimas tanto de apoio às obras salesianas, como naquelas ações organizadas pelos próprios ex-alunos. Muito do que é feito pela Congregação pode ser acompanhado pelo site: www.sdb.org ou ans@sdb.org. Além destes sites, cada Inspetoria tem o seu.

Como ex-alunos, podemos ser o braço da Igreja e da Congregação Salesiana na sociedade onde atuamos. Se formos fieis, seremos portadores e sinais de uma nova ordem social mais justa e solidária.

Pedindo as bênçãos de Dom Bosco sobre cada um de nós e sobre nossas famílias, deixo um grande abraço.”