PSICOLOGIA-2002 (14)

Ex-Alunos fazem parte da história

No último mês de setembro, mais precisamente no dia 13, a Brinquedoteca Psicopedagógica do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), do curso de Psicologia do UNISAL – Unidade Lorena – completou 18 anos de existência e funcionamento.

Há muitos motivos para comemorações, com destaque para o papel cumprido pela Brinquedoteca no que se refere ao compromisso social de atendimento à crianças com dificuldades de aprendizagem, comportamento e socialização, da cidade de Lorena e Região.

O trabalho se estende à orientação dos pais e familiares, professores e escolas das crianças atendidas.  O UNISAL também reconhece a importância da formação de alunos-estagiários do curso de Psicologia para uma atuação ética, competente, técnica e compromissada com o trabalho em brinquedotecas.

.

BALANÇO POSITIVO

“Ao longo desses dezoito anos, a nossa brinquedoteca atendeu mais de 800 crianças, aproximadamente 350 pais e familiares, além de mais de 70 escolas envolvidas. Ofereceu oito cursos de Formação de Brinquedista e Organização de Brinquedotecas homologados pela ABBRI (Associação Brasileira de Brinquedotecas), realizou mais de 40 pesquisas e artigos sobre o tema, publicou dois livros e vários capítulos de livros juntamente com o grupo de pesquisa da ANPEP (Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia), grupo do brincar.  Os alunos estagiários da área,  participaram anualmente de Congressos, Seminários e Jornadas, palestras apresentando os projetos desenvolvidos junto à Brinquedoteca Psicopedagógica”, afirma a Prof.ª Dr.ª Antonia Cristina Peluso de Azevedo, responsável pela Brinquedoteca do SPA.

.

SOBRE A BRINQUEDOTECA E PESQUISAS

brinquedoteca-unisal-ex-alunos

Brinquedoteca

A Brinquedoteca encontra-se cadastrada na ABBRI, sendo considerada uma referência em brinquedotecas existentes em instituições de ensino superior. É fonte de estudo e pesquisa dentro do território nacional. A professora Antonia Cristina afirma que eles recebem muitos contatos de diversas regiões do Brasil solicitando informações e visitas, assim como de países da Europa, tais como Espanha, Portugal e Itália.

“Agradecemos a todos os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, direção do UNISAL, pessoas que sempre acreditaram no nosso projeto incentivando-o e possibilitando a continuidade da proposta e a qualidade do serviço prestado à população”, conclui a docente.