Ex-Alunos-UNISAL

O termo “EX” é conhecido por todos. Muitas vezes dá até a ideia de algo negativo, que não faz mais sentido ou que não repercute qualquer efeito.

Este texto tem a intenção de trazer a você, Ex-Aluno, uma nova ideia sobre este prefixo, porque a palavra nos abre infinitas possibilidades de interpretação que vão além das definições de dicionários e órgão oficiais.

O Dicionário Proberam define a palavra ex dessa forma: “quando unido por hífen a um substantivo, indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex-presidente)”.

Pra o MEC “entende-se como egresso a pessoa que efetivamente concluiu os estudos, recebeu o diploma e está apto a ingressar no mercado de trabalho”.

Mas, se tratando de uma instituição católica e salesiana, nós do UNISAL precisamos compreender o porquê de se defender a palavra EX.

Par nos ajudar nisso, contamos com o documento escrito por Eduardo Cavalcante, 3º Vice-presidente Mundial dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco:

Tudo começou em 24 de junho de 1870 na festa de São João Batista e dia onomástico de Dom Bosco. “Reuniram-se oficialmente uma dúzia de antigos alunos, escolheram como líder o simpático e generoso Carlos Gastini, que considerou sempre o oratório como sua segunda família, comprometeram-se a buscar um maior número de aderentes; escolheram depois uma comissão para melhor organizar manifestações anuais de afeto e gratidão”. (LRM p. 607)

Conforme Cavalcante, ser Ex-Aluno vai além de ter uma lembrança nostálgica do tempo em que frequentava a obra salesiana como aluno. Significa se comprometer em multiplicar a educação recebida para a sociedade, bem como participar da missão salesiana no mundo.

Os Ex-Alunos são aqueles que por terem frequentado um oratório, uma escola ou qualquer parte da Obra Salesiana, receberam nela uma preparação para a vida segundo os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Ao contrário que o dicionário apresenta, um Ex-Aluno do UNISAL nunca deixa de ser um membro dessa grande família.

Portanto, no UNISAL são considerados Ex-Alunos todos aqueles que concluíram algum dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, estão aptos a exercer a profissão de modo que por onde passam levam o carisma salesiano e o jeito de tornar o mundo um lugar melhor.

Que todos tenhamos o orgulho de sermos considerados Ex-Alunos e que possamos viver nossa missão com o entusiasmo salesiano, um diferencial para a toda a vida.

Um Ex-Aluno é, sem dúvidas, Pra Sempre UNISAL.