Adriano Fernandes - Ex-Aluno

Não é de hoje que a Biblioteca do UNISAL Lorena realiza eventos abertos à comunidade acadêmica e comunidade externa. Inserido no público que conheceu de perto da doutrina de Dom Bosco, estão os Ex-Alunos. Basta uma oportunidade, e eles retornam à instituição.

Dessa vez, a “Biblioteca Ativa” foi o convite  para egressos estreitarem o relacionamento com os atuais Alunos.

Exposição Monteiro LobatoEm abril, (18 a 25 de abril) a Semana do Livro Infantil contou com a Exposição Monteiro Lobato, arte em grafite, cedida pelo Ex-Aluno de Matemática Angelito Márcio Ramos. Já imaginou um Aluno dos cálculos falando de Monteiro Lobato, o mestre da literatura? Essa mistura atraiu visitantes e Alunos e foi considerada pela coordenação da Biblioteca, um sucesso.

.

Livro Guarda-chuvas e BicicletasAinda em abril, (07 de abril), o bate-papo rolou com o Ex-Aluno de Geografia,  Adriano Fernandes. O escritor e autor do livro “Guarda-chuvas e bicicletas”, contou o motivo pelo qual escolheu o  título curioso, além  de outras histórias sobre sua formação, infância e  carreira profissional. O evento contou com a participação de Colaboradores, Alunos e Comunidade.

.

Exposição Cultura IndígenaO Dia do Índio também foi lembrado pela Biblioteca do UNISAL. Entre os dias 06 a 15 de abril, o setor virou uma oca para a exposição Cultural Indígena, do Instituto UKA. O acervo é  do Ex-Aluno de Filosofia, Daniel Munduruku.

Escritor indígena, graduado em Filosofia, e com licenciatura em História e Psicologia, Daniel coleciona títulos e prêmios.  Recebeu diversos reconhecimentos no Brasil e Exterior, entre eles os Prêmios Jabuti e Tolerância (outorgado pela UNESCO).  Daniel Munduruku é autor de 43 livros sobre educação e povos indígenas voltados para os públicos infantil, juvenil e educadores.

O Diretor-Presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, aborda uma questão crucial para a construção da cidadania, tendo em vista que essa parcela da população é predominante em várias partes do país. De acordo com o levantamento mais recente do censo demográfico do IBGE, mais de 817 mil brasileiros se declaravam indígenas no ano 2010. A pesquisa registrou 274 idiomas entre as trezentas e cinco etnias encontradas.

“O tema ‘povos indígenas’ torna-se relevante pela questão histórica, ainda mais se levarmos em conta o crescimento exponencial dessa população nas últimas duas décadas”, afirmou Daniel a uma entrevista ao Canal Futura em 2015.

Clique aqui para saber mais sobre o Instituto UKA!

Além das atividades com a participação dos Ex-Alunos, nos dias 05 e 19 de abril aconteceu o Projeto de Incentivo à Leitura com os Colaboradores dos setores de Manutenção, Limpeza e Segurança do UNISAL

É aí que entra a ”Biblioteca Ativa”, para tratar desses e outros temas que ajudam a construir a cidadania.