Madalena Fonseca é também escritora e palestrante

BIBLIOTECA ATIVA UNISAL MADALENA  (13)

Entre os meses de abril,  maio e junho de 2019, irão acontecer vários encontros dentro da Oficina de Leitura do livro, na programação da Biblioteca Ativa do UNISAL, Unidade Lorena.

A Aluna do 4º ano Curso de Psicologia, Madalena Fonseca, ministra a atividade, que tem como tema a obra O Ateneu (1888), de Raul Pompéia.

A ideia surgiu durante um bate-papo em sala de aula, em 2018, quando nasceu a vontade de criar um trabalho sobre “As Relações Humanas e a Violência nas Escolas. E o plano de fundo foi a comparação entre “O Ateneu” e “A Escola de Suzano- SP, palco de uma violência que vitimizou dezenas de jovens, em 2019.

“Foi durante a aula de Clínica Preventiva que a coordenadora do Curso de Psicologia, Ana Carlota Teixeira, solicitou a mim que eu oferecesse a Oficina de Leitura. A proposta foi apresentada à Bibliotecária do UNISAL, Ana Corrêa, que imediatamente apoiou a ideia”, revela Madalena.

O primeiro encontro ocorreu no dia 30 de abril, e contou com 13 pessoas, entre alunos e convidados.  O segundo encontro foi realizado em 7 de maio. O evento é aberto ao público e as vagas são ilimitadas.

Durante a oficina, Madalena convida os participantes a refletirem sobre a biografia do autor Raul Pompeia e o caso da Escola Raul Brasil, ao apresentar vídeos sobre o tema.  O objetivo é avaliar as consequências da violência.

Em todos os encontros estão sendo traçadas semelhanças entre os sentimentos e relações dos alunos do Ateneu com os sentimentos e relações dos alunos nos dias atuais. “O que encanta a quem participa da oficina é a possibilidade de ver a ligação atemporal dessas questões e também curiosidades que são levantadas no decorrer da oficina”.

Nos meses de maio e junho outros encontros irão acontecer na biblioteca sempre às terças, das 17h30 às 18h30. O evento é totalmente gratuito, e, entre os participantes, ocorrem sorteios de livros.

Madalena é Aluna Protagonista. Madalena está #PraSempre no UNISAL

Saiba mais sobre a Biblioteca Ativa UNISAL em www.unisal.br/eventos.