30-anos-psicologia-UNISAL

A sexta-feira, 13 de novembro, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena – Campus São Joaquim, lembrou bem o suspense atribuído a esta data nas telas do cinema.

Na Unidade Lorena, o clima diferenciado foi de responsabilidade de 25 Ex-Alunos do curso de Psicologia.

Os psicólogos graduados em 1985 na Instituição Salesiana retornaram para uma visita rápida, mas agitada e que chamou atenção por onde a caravana passou.

A primeira parada dos amigos foi no Palacete. No local, eles vestiram o uniforme da união, uma camiseta com o símbolo da Psicologia como destaque. O crachá e a assinatura no cartão para homenagear o professor Paulo Vasques, que tem quase os mesmos anos de profissão no UNISAL, também não poderiam faltar.

Quando velhos amigos se encontram, há muito assunto em pauta:

“Um dia já tem assunto, imagina 30 anos”, afirma Neusa Cipolli, que clinicou nos primeiros anos de profissão e que trocou a carreira do consultório pelos estúdios de uma rádio onde atua como jornalista. “Jamais abandonei os ensinamentos na minha atual profissão, aplico os conceitos na rotina diária de jornalista e digo que trabalhar com gente é a melhor coisa do mundo”, revela, emocionada, Neusa Cipolli.

Os Ex-Alunos foram recepcionados pelo Gerente Financeiro do UNISAL, P. André Luiz Simões, e pelo Diretor Operacional, Prof. Dr. Fábio Reis. Fábio fez uma brincadeira com os presentes. “No ano em que turma se graduava, eu ingressava no UNISAL”, revelou o Diretor da IES.

Uma das organizadoras do encontro, Monica Matos, hoje vive em Resende, Rio de Janeiro. Não mediu esforços para comemorar com festa a data especial. “Em nenhum momento desanimamos, ao contrário, queríamos ver todos aqui sorrindo com a alma, como estamos nós”, revela Monica.

Magda Cariello é também uma das organizadoras. Amiga de Monica desde os tempos do curso, há algum tempo criou um grupo em uma rede social, com adesão de 46 amigos, para definir os preparativos do evento. Alguns já faleceram, mas sempre são lembrados pelos colegas. “Os que estão no céu nos dão força diariamente para celebrarmos a vida”, afirma Magda, que conheceu o esposo, Paulo Vasques, no curso.

Paulo ingressou na Psicologia UNISAL em 1985, a sala de Magda foi a primeira que ele ministrou aulas. O que era apenas profissão virou amor. Hoje os dois são casados e  mantêm uma relação regada com muito diálogo, afinal são psicólogos.

A segunda parada do encontro foi a sala de aula do 1º ano de Psicologia. Lá, não somente o professor Paulo Vasques foi homenageado, como também toda a turma.

A intenção era que apenas uma Ex-Aluna UNISAL falasse sobre os 30 anos de profissão, mas a quebra de protocolo foi inevitável e a emoção veio à tona.

Teresa Cristina da Silva se agarrou ao microfone e falou aos futuros psicólogos para que aproveitassem todo o conteúdo repassado e a troca de experiência com os professores. “Apaixonem-se a cada dia que passam com os docentes, colegas de classe e profissão. Entendam que não somos concorrentes, mas sim companheiros”, afirmou a psicóloga durante o discurso aos alunos.

Em seguida, o símbolo maior do carisma de Dom Bosco, P. Mario Bonatti, também discursou. Ele aproveitou a ocasião para dizer aos alunos da importância de se reunirem em festa e de o UNISAL sempre ser palco para belas histórias como a dos alunos formados há 3 décadas.

A tradicional foto no busto de Dom Bosco não poderia faltar. E mais do que isso, as mensagens de incentivo de quem já tem uma vida inteira na profissão. Os Ex-Alunos também tiraram foto na escadaria do Palacete e fizeram uma rápida visita aos alunos do 5º ano do Curso.

Monica e Magda

“Torço para aqueles que estejam ingressando agora para que daqui a 30 anos tenham muitas histórias e estejam aqui para comemorar.” - Magda Cariello

“Desculpa para tudo a gente inventa. Não invente desculpa para reencontrar amigos, não invente pretextos para se reinventar no mercado. A nossa profissão é maravilhosa, a gente pode atuar em quantas áreas quisermos.” - Monica Matos

.

Confira toda esta emoção no álbum de fotos novas e antigas da turma!