TROPEIROS RANCHOS TROPA DE LORENA SERGIO AMORIM- ALUNO HISTORIA

O nome dele é Sérgio José de Amorim, Aluno do 3º ano do Curso de História UNISAL e Ex-Aluno do Curso de Extensão de Teologia UNISAL.

Mas nos últimos três anos tornou-se um especialista em tropeirismo no vale do Paraíba ao ser instigado pelos Professores do Curso de História, Francisco Sodero e Davi Coura.

O que era para ser apenas uma disciplina tornou-se um livro recém-lançado, chamado “Tropeiros Ranchos Tropas de Lorena-Uma nova valorização cultural”. A publicação de 57 páginas traça a trajetória desses guerreiros da história, além de ser a perpetuação dos relatos do pai, Sebastião José de Amorim, falecido em 2017, aos 69 anos.

Foram usadas como estudo de caso fazendas localizadas entre Piquete (SP) e Marmelópolis (MG) onde ainda há muita história de tropeiro evidente por meio de produtos e outros costumes (queima de alho, mulas, arreamento).

“Transmito através dessa obra um novo olhar sobre o tempo das tropeadas, buscando os detalhes, valorizando o dia a dia, os afazeres, ou seja, todos os cabedais do tropeiro”, afirma o autor.

Sérgio também destaca a importância e apoio dos Professores Sodero, Davi e Tadeu Miranda neste processo de construção da obra. Também destaca em seu livro a gratidão ao vale por poder ser palco de uma história tão rica, que é a dos tropeiros.

???????????????????????????????

“Os tropeiros contribuíram para o progresso da região durante vários séculos. Tudo foi transportado no lombo dos muares: panos para roupa, móveis, utensílios em geral, máquinas, ferramentas, etc. Também através deles vieram novos ofícios, a religião, a linguagem, a música entre outras coisas”, enfatiza Sérgio.

A obra foi lançada no último mês de setembro no UNISAL Lorena.

O livro está sendo vendido a R$15 a versão impressa. Também é possível adquirir a versão online com o próprio autor pelo e-mail sjamorim777@gmail.com ou pelo telefone 1298803-9775.