teatro-unisal

Euni Vieira e Silva
Formada em Pedagogia em 1991 e
Coordenadora de Estágios dos
Cursos de Licenciatura

Em fevereiro de 1989, na primeira semana de aula do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, participávamos das atividades de convívio, que previam várias ações competitivas intercursos, em que éramos testados em diferentes modalidades: 1) Solidariedade: doação de alimentos; 2) Conhecimentos gerais e específicos dos cursos; 3) Arte.

Os times, representados pelas cores: vermelha, azul, branca, amarela e verde, eram compostos pelos Cursos de Pedagogia, Filosofia, História, Psicologia, Direito, Geografia e Matemática.

As atividades foram realizadas no Teatro São Joaquim. Em cada dia da semana havia uma atividade diferente! Naquele dia, especificamente, havia chovido muito, cheguei atrasada, verifiquei que o Auditório estava cheio, e do meu time, que era o vermelho, tinham apenas cinco pessoas, contando comigo…

Xi! O que teríamos para aquela noite?! E logo vieram as orientações: cada equipe deveria criar e apresentar um teatro. O tema era aberto. Meu time, até então desconhecido para mim, conversou e viu que não tinha a menor chance de participar devido ao pequeno número de participantes. Mas eu, recém-casada e mãe, não podia perder meu tempo ali, queria
vivenciar todos os momentos e, de comum acordo, decidiu-se que eu poderia ir para o palco, sozinha, representando o time vermelho.

Já, nos bastidores, conversei com alguns integrantes de outros times, se eles poderiam me ajudar. Todos concordaram.

Ah! Chegou a vez do time vermelho! Ousei existir! Fui à frente do palco, iluminado com pouca luz, e comecei a declamar uma poesia, mais ou menos assim:

O que viemos fazer aqui?

Estudar? Aprender? Conviver?

Por que viemos aqui?

Viemos realizar os nossos sonhos? Viemos por causa de nossos pais?

Nossos filhos? Viemos aprimorar a nossa profissão? Para melhorar a condição de vida?

Não importa! O que importa é que estamos aqui! Enquanto tantos não podem estar!!! Estamos vivendo um tempo tão difícil! De fome e misérias, guerras, individualismos e egoísmos!!!

E nós estamos aqui escrevendo uma história… sairemos daqui diferentes…

Então, vamos viver muito bem este tempo de formação! Vamos fazer deste, um momento único! Vamos nos unir pela educação, pela sociedade e pela paz!

euni

Euni, sua antiga colega de faculdade, Maria Eunice (à esquerda) e sua atual colega de trabalho, Joyce Silva (abaixo).
Foto: Arquivo Pessoal

(Neste momento os integrantes de outros times entraram no palco e demos as mãos.)

Sim, juntos podemos mais!

No final da apresentação todo o auditório aplaudiu. Para a nossa surpresa, o time vermelho venceu esta modalidade! Justamente, isso não era esperado, pois queríamos somente participar! E participar foi um ato de acreditar na vontade de estar ali, na Faculdade! Essa era a minha vontade e de cada integrante dos demais times!

Vontade de estudar, de aprender e ser feliz!

Baixe o E-book Gratuitamente com todas as histórias da 3ª edição dA vida nos Pátios do UNISAL!