corrupcao-brasil

Estou procurando uma das causas de um problema terrível que nos aflige atualmente, a corrupção no Brasil.

Desde 1500 somos roubados de nossas riquezas. Portugal e Espanha acharam-se donos das riquezas da América. Levaram nossas riquezas sem pagar nada. Foi o ouro, a prata do Peru e da Bolívia, a cana de açúcar e o café no Brasil e em parte da América. Depois os brasileiros continuaram o mesmo sistema: um era dono de tudo e os outros trabalhavam para ele e esses lugares foram ficando explorados, cada vez mais pobres.

Mais tarde, no século XIX, os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, sul do Brasil e centro da Argentina foram colonizados com outro sistema. Os imigrantes vieram para plantar e produzir. Eram donos de um pedaço de terra. Foram crescendo, devagar. Todo mundo tinha e tem o necessário. Não há pobres até hoje. Naquelas roças havia escolas para todos, pagas pela comunidade. Até hoje não há analfabetos ali. No outro sistema citado, para dar um exemplo do Brasil, em 1808 quando Dom João VI veio para o Brasil, 97,8% dos brasileiros eram analfabetos. Fácil de dominar. Só 2,2% haviam estudado. Sofremos até hoje as consequências. Alguém acha que o que é público pode ser levado.

O que você acha?

P. Mario Bonatti concluiu o curso de Letras na Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena em 1962. Atualmente é Assessor Salesiano.