seminario-inovacao-unisal-2

Ex-Alunos participam e integram quadro de professores que apresentaram trabalhos e oficinas

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena- Campus São Joaquim, realizou nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016 o 2º Seminário de Inovação Acadêmica, com o tema “Desafios da Educação do Século 21”. O evento teve 156 inscritos de 36 instituições diferentes vindas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. A capacitação foi realizada pelo LIA – Laboratório de Inovação Acadêmica do UNISAL – e NAP – Núcleo de Assessoria Pedagógica – e teve como coordenação a secretária do Consórcio STHEM e Coordenadora do Centro de Extensão, Prof.ª Fátima Medeiros.

A busca constante pela inovação no ensino superior foi aceita pelas IEs para passar pelas atuais dificuldades enfrentadas no mercado da educação. Segundo a organização, o número de inscritos ultrapassou a capacidade, o que resultou em uma lista de espera de 42 pessoas. O vice-diretor escolar da Faculdade Don Domênico de Guarujá, litoral sul de São Paulo, Prof. Fernando Passaes, disse que a mudança é uma questão de sobrevivência num mercado competitivo e de formação integral de profissionais.

O Coordenador do LIA e Diretor de Inovação do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), Professor Fábio Reis, comandou o  primeiro dia de atividades, em que foi realizada uma mesa de debates sobre Inovação Acadêmica.

Fábio destacou em sua fala a surpresa ao saber do anseio de tantas instituições diferentes em busca de um resultado promissor, que sirva de modelo para outros países.

A Professora Me. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva, que coordena o NAP, Núcleo de Assessoria Pedagógica e o Prof. Fernando Domingues, Diretor de Inovação e Novos Negócios do Colégio e Faculdade ENIAC, São Paulo, também participaram da atividade.

Para Fernando, a inovação está muito atrelada à tecnologia, mas o professor e o aluno devem saber lidar com o quesito mais especial para o sucesso desse processo: a relação humana.

O UNISAL vem ao longo dos últimos anos priorizando e investindo em processos de inovação acadêmica. O Laboratório de Inovação Acadêmica (LIA), responsável pela implantação e análise de resultados dessas metodologias, contribui para a capacitação e formação dos docentes e para a implementação de metodologias ativas de aprendizagem. Os resultados desse trabalho foram apresentados no segundo dia do evento, que contou com workshops e apresentações de trabalhos (rodas de conversa) sobre metodologias ativas de aprendizagem.

Pesquisadores, Professores e Gestores Acadêmicos participaram dos seguintes Workshops:

- “Sala de Aula Invertida: modelo de rotação por estações” com o Prof. Me. Diego Amaro (UNISAL);
- “O que é avaliar no Ensino Superior?” com a Prof.ª Me. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva, Prof. Dr. Mario José Dias e Prof.ª Me. Maria Cristina Santos (UNISAL);
- “Práticas Inovadoras da Educação Básica” com o Prof. André Ribeiro Soares Borges (Colégio São Joaquim);
- “Project Basic Learning (PBL)” com a  Prof.ª Dr.ª  Renata Perrenoud (UNISAL);
- “O Perfil do Professor no Processo de Inovação Acadêmica” com a Prof.ª Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva, Prof. Dr. Mario José Dias e a Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Santos (UNISAL);
“Plataforma adaptativa e outras tecnologias da educação” com o Prof. Me. Warner Brezolin, Prof.ª Me. Ana Valéria de Almeida Reis e o Prof. Me. Diego Amaro (UNISAL).

O Professor do Colégio São Joaquim e integrante do LIA, André Ribeiro Soares Borges, enfatizou o papel de líderes em sala de aula. Para ele, a inovação pode ser entendida como insatisfação constante e estreitamento de relacionamento entre professor e aluno.

seminario-inovacao-unisal-4

As rodas de Conversa tiveram como tema:

- Tecnologias e aprendizagem ativa;
- Gestão da inovação acadêmica;
- Avaliação e aprendizagem ativa;
- Formação de professores;
- Metodologias Ativas I: Problem Basic Learning (PBL); Team-Based Learning (TBL); Estudo de casos; Flipped Classroom;
- Metodologias Ativas II: Peer Instruction; Blended Learning; Ensino baseado em narrativas; Think Pair Share (TPS); Writing Across the Curriculum (WAC).

Os Alunos de Psicologia aproveitaram a ocasião para fazer uma homenagem a um docente do Curso, que ministrou um dos trabalhos em metodologia. Felipe Stiebler Leite Vilela recebeu um vídeo com uma apresentação, resultado de seu trabalho ao longo do ano em sala de aula.

Para o Professor e também integrante do LIA e Ex-Aluno, Diego Amaro, o 2º Seminário representou a importância do trabalho do LIA e do NAP, que teve como termômetro o engajamento dos participantes. “Os inscritos se mostraram preocupados com a mudança, que envolve ensino-aprendizagem”, revelou Diego.

O Ex-Aluno de Administração, Rodolfo Rosa, fez questão de deixar registrado no álbum do evento no Facebook sua opinião. “Evento incrível! Muito acima de minha expectativa. Parabéns a todos envolvidos.”

Quer conferir também o álbum com demais fotos? Elas estão disponíveis neste link.

Sobre o LIA

Este foi o primeiro grande evento desde que foi criado o LIA – Laboratório de Inovação Acadêmica no UNISAL, coordenado pelo Professor Fábio Reis, e que tem como membros os Professores Ana Valéria Reis, André Borges, Diego Amaro, Renata Perrenoud e Warner Brezolin.

Acesse o site e saiba mais!