encontro-ex-alunos-unisal (78)

Como era o UNISAL em 1957? Difícil imaginar detalhes com a correria diária e com o crescimento da instituição ao longo de 64 anos de tradição. O relato sobre o mercado de trabalho, com os desafios que ele apresentava na década de 50, foi trazido pelo egresso Antonio de Freitas Castro, um Ex-Aluno de Psicologia, formado em 1957, ao longo de sua apresentação no 2º Encontro dos Ex-Alunos, promovido pelo Programa Pra Sempre UNISAL no último dia 26/11/16 na Unidade Lorena.

Pelo segundo ano consecutivo, o Encontro foi sinônimo de emoção e participação. A exemplo da edição de 2015, em 2016, cerca de 55 egressos participaram.

Egressos mais antigos (formado em 1957) e mais atuais (irá se formar em 2016) estiveram presentes nesta grande festa.

Uma comemoração que contou com Ex-Alunos na composição de um Jingle dos Ex-Alunos, no cerimonial do evento, nas apresentações sobre momentos inusitados dentro da faculdade e na produção do E-book “A vida nos Pátios do UNISAL”.

E quando se fala em egresso, logo muitas memórias vêm à tona.

Memórias traduzidas no abraço dos porteiros e assistentes de pátio, Roberto Ramos e Antonio Ferreira, que diariamente recebem a comunidade acadêmica com um cumprimento caloroso. Não foi diferente ao longo do evento.

A cerimônia, com a temática de cinema, contou com dois Ex-Alunos na apresentação: Árison Lopes e Rafaela Molina (História – 2013).

P. Mario Bonatti, Assessor Salesiano, também esteve presente no tradicional café salesiano. Ele tirou gargalhada do público ao dizer que a reunião é sinônimo de amor, força e de Dom Bosco presente.

Os participantes vieram de longe para o encontro. Ex-Alunos de Campinas, Jundiaí, Resende, e de cidades da Região foram recebidos por Professores e Assistentes de Coordenação. E o registro de todas as presenças foi feito num quadro de assinaturas.

Muitas histórias e momentos marcantes. Sobrou para o Ex-Aluno e atual Professor de História, Davi Coura, contar tudo em um jingle lançado ao longo do Encontro. O Ex-Aluno falou de saudade para resumir a trajetória de mais de 17 mil egressos do UNISAL.

Ficou curioso para saber mais sobre a letra?

Acesse aqui e faça o Download gratuitamente.

.

Não somente Davi Coura não teve coragem de se despedir do UNISAL logo que se formou como também a atual Diretora de Operações, Grasiele Nascimento, que falou em seu discurso, carregado de emoção, que quer permanecer por toda a vida na casa salesiana. Diego Amaro, Ex-Aluno de História e atual Professor do UNISAL recebeu a missão de contar sobre a trajetória da instituição em mais de 6 décadas de existência. Ele resumiu em uma fala o desafio de inovar diariamente.

A responsável pelo Programa Pra Sempre de Relacionamento com o Ex-Aluno, Adriana Neves, apresentou o lançamento do E-Book “A Vida nos Pátios do UNISAL”. Ela enfatizou os relatos emocionantes da edição 2016, que valoriza a passagem de figuras marcantes pelo UNISAL e que não estão mais no dia-a-dia da comunidade acadêmica. São eles: Carlão da Portaria e Renata Nunes, Ex-Aluna UNISAL.

Confira a 3ª edição do E-book aqui e compartilhe essas lindas histórias.

.

Adriana lançou um desafio aos presentes: se dividirem em grupos para contar cenas inusitadas que marcaram a época em que estiveram no UNISAL.

O resultado foi surpreendente!

Seis grupos contaram relatos: sobre o PIBID, relacionamento com Professores que influenciou na vida profissional, a família que começou a ser formada no UNISAL e a fala do Aluno mais antigo a participar do evento. Tudo com aquele gostinho de pipoca de cinema.

Um dos apresentadores do grupo usou um caderno antigo para contar sua passagem pelo UNISAL. O material foi o primeiro usado na aula do Professor mais antigo do Curso de Direito,  Luiz Rebello.

A história escolhida pela Comissão Avaliadora como vencedora do Prêmio Curta-Metragem foi a da Ex-Aluna, Carla Taciana Batista da Silva Aoki, egressa do Curso de Geografia. No ritmo das famílias, ela falou sobre um parto, que por pouco não foi feito dentro da sala de aula do UNISAL. “Para todos, o UNISAL é nascimento, e um parto realizado na instituição selou a saída dos Alunos daquela época da instituição”.

A organização do evento também premiou com o troféu Longa-Metragem o Ex-Aluno e atual Professor do Direito, Paulo Tavares, que, no ato da inscrição, respondeu à pergunta com um depoimento emocionante: Qual o projeto mais importante que você realiza(ou) em sua carreira?

“Participar do dia-a-dia dos meus alunos no UNISAL, que acabam se tornando meus amigos. É com alegria que tento ajudá-los a caminhar rumo à realização de seus sonhos. Fazer a diferença para eles é o que me realiza e me faz ser melhor a cada dia.”

Confira o vídeo do Encontro aqui!

Ao final do encontro, os Ex-Alunos foram convidados a selar o dia com um registro em um dos pontos mais marcantes do UNISAL: a escadaria do Palacete.

Confira todas as fotos no álbum do Facebook!

.

O Programa Pra Sempre já tem uma nova data para o encontro de 2017: 3º Encontro dos Ex-Alunos irá acontecer no dia 25 de novembro de 2017. E você já pode fazer sua inscrição e se preparar.

Clique aqui e garanta a sua presença!