Apresentação

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo realiza entre os dias 23 a 25 de outubro de 2017 a XIV Mostra de Responsabilidade Social e a V Mostra de Ação Comunitária, voltada aos alunos e professores das Unidades Universitárias do UNISAL – Americana, Campinas, Lorena e São Paulo – e de outras Instituições de Ensino Superior.

A XIV Mostra de Responsabilidade Social e a V Mostra de Ação Comunitária têm como tema “Universidade e Biodiversidade em DEFESA da VIDA”.
A Mostra de Responsabilidade Social e de Ação Comunitária traz, durante todo o ano, reflexões constantes das temáticas mais urgentes propostas pela Igreja e pela Sociedade, entre elas a temática da Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2016, tem como Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). E essa será a temática de todo o diálogo e ações no UNISAL nesse ano.

“Responsabilidade social pode ser entendida como: A MUDANÇA de ATITUDE na elaboração de NOVAS RESPOSTAS pautadas no BEM COMUM, visando à construção de uma sociedade mais justa e solidária”.

Por um lado, o Princípio que fundamenta o trabalho de “Responsabilidade Social” e de “Ação Comunitária” no UNISAL é convicção de que: A prioridade de toda ação educativa visa garantir a dignidade da Pessoa Humana. Essa é a IDENTIDADE da Instituição, a sua diferença em relação às demais instituições de ensino superior e sua razão de existir.

Por outro lado, a importância da tomada de consciência sobre a construção de um estilo de vida integrado ao meio parece ser da “ordem do dia”. Mas é preciso entender que este meio não se refere somente ao ‘meio ambiente’, a natureza e os recursos naturais, este meio tem, antes de tudo, a presença do ser humano, e é ele que deve ser primeiramente cuidado e ‘preservado’ da extinção. Para tanto, uma mudança de atitude na maneira de se relacionar entre os seres humanos deveria ser a prioridade da discussão sobre Responsabilidade Social e de Ação Comunitária. Assim, encorajar toda a comunidade acadêmica a refletir sobre a prioridade do ser humano frente a todas as outras exigências do nosso cotidiano é o grande desafio da MOSTRA de RESPONSABILIDADE SOCIAL e de AÇÃO COMUNITÁRIA. E tal desafio não esta localizado em apenas um ou outro setor da Universidade, e sim em todas as instancias, isto é, desde a reflexão racional própria das diversas disciplinas, até no convívio fraterno no pátio.