FLISol reúne estudantes do Vale no UNISAL

flisol 20173 cópia

Em 08 de abril de 2017, foi realizada mais uma edição do FLISol- Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre.  O Festival  é o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde  2005. Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre e mostrar ao público em geral a filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

No UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, Campus São Joaquim, o evento foi coordenado pelo Professor Wesley Toledo e contou com o apoio da UNESP (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá), da ASL (Associação Software Livre.Org), dos Colaboradores, Professor Aníbal Evaristo Fernandes, Carlos Henrique Loureiro Feichas, Paulo César da Silva e Rafael Sfair.

O evento uniu as cidades de Lorena e de Guaratinguetá; esses dois municípios representaram a comunidade FLISol Brasil e América Latina. Ao mesmo tempo em que aconteceu no Vale do Paraíba, foi realizado em outros 29 municípios de todo o país. Para alcançar os objetivos do evento, diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade), organizaram simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes.

Segundo a organização do evento, 70 pessoas participaram dessa edição em Lorena. A programação contou com duas palestras, com os temas: “A comunidade FLISol e o movimento do Software Livre, com o palestrante Prof. Wesley de Toledo Costa, e sobre: “A importância do Software Livre e o WordPress no mundo”, com Luiz Carlos dos Santos. Paralelamente foram realizados quatro workshops, como o Linux Básico Facilitadora, com a Prof.ª Drª. Daniela Mourão.